Primeiros Socorros em Casos de Hemorragia

Quando algum tipo de acidente acontece perto de nós, o primeiro impulso é socorrer a vítima, mas é importante saber como prestar esse socorro. Se algo for feito de maneira incorreta, poderá contribuir para o agravamento do problema da vítima. Uma das situações mais comuns de serem encontradas é a situação de hemorragia.

Uma hemorragia já costuma ter um impacto diferente sobre as pessoas que estão cercando a vítima para prestar socorro, justamente por envolver uma grande quantidade de sangue. Porém, para evitar que esse fato te desconcentre e prejudique a prestação do seu socorro, recomendamos que você siga algumas dicas listadas abaixo.

Fique Atento As Dicas

Fique Atento As Dicas

O Que é Hemorragia?

Para poder ajudar de verdade uma vítima num caso de hemorragia, é importante saber corretamente do que se trata. Uma hemorragia é uma perda excessiva de sangue, que pode acontecer pelo rompimento de uma artéria, veia ou vaso sanguíneo.

É importante que se preste socorro rapidamente, uma vez que dependendo da gravidade uma hemorragia pode ser fatal. Uma hemorragia abundante e que não seja rapidamente controlada, pode causar a morte de uma pessoa em cerca de 3 até 5 minutos. Por isso, é bom saber como proceder e não perder tempo para agir, pois uma vida depende de você.

O Que Fazer?

No caso de você ter que prestar socorro a uma vítima que esteja sofrendo de uma hemorragia, siga os passos abaixo:

O primeiro procedimento é fazer um torniquete, ou seja, amarrar um tecido limpo alguns centímetros acima da lesão. Não se deve amarrar o torniquete sobre a lesão, pois isso não ajudará a parar o sangramento.

Uma dica importante é que se a lesão for no braço é necessário ter o cuidado de amarrar o torniquete acima do nível do coração, pois a fluência do sangue irá diminuir e com isso o impacto na vítima.

Porém, se a lesão em questão é no tronco abdominal e não é possível fazer o torniquete, será necessário, com um pano limpo, fazer pressão sobre o sangramento. O objetivo é evitar a saída demasiada de sangue.

Quando a hemorragia é causada por um objeto, não se deve retirá-lo do local, espere a ajuda de médicos para isso. Você deve apenas fazer uma pressão ao redor do local ou mesmo amarrar algo nesse entorno, tentando evitar que o sangue saia.

Vale ressaltar que na hora em que uma pessoa está tendo uma hemorragia, o mais importante é conseguir estancar o sangramento. São diversas as possíveis causas de uma hemorragia e não cabe num momento crítico procurar pela resposta de qual é a causa. Cuide para que a vítima perca o mínimo possível de sangue.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer o Torniquete?

A parte mais importante dos primeiros socorros de uma hemorragia é fazer o torniquete, mas é mais importante ainda saber como fazê-lo de forma correta. Aprenda agora o passo a passo para estar preparado para possíveis eventualidades.

A primeira coisa importante a se pensar é sobre a escolha do pano correto para fazer o torniquete. Escolha um pano largo e resistente, claro que em situações como essas não temos muito tempo para pensar em encontrar um pano ideal. Portanto, é importante ter um kit de primeiros socorros a sua disposição em casa.

Depois de escolher o melhor pano, chega o momento de fazer o torniquete propriamente. Enrole na parte superior do membro afetado o pano, dê um meio nó no pano, garantindo que o torniquete fique acima do ferimento. Para ajudar a manter a estabilidade, você deve utilizar algo resistente, como um pedaço de madeira sobre o meio nó.

Dê mais um nó envolvendo o pano e a madeira, assim você garantirá que a vítima tenha o sangramento estacando. Para ter certeza de que o torniquete será observado pelos médicos que prestarem socorro, identifique no mesmo as iniciais “TQ” e também a hora em que ele foi feito.

Esse detalhe também é muito importante e pode ser de grande valia na hora de salvar uma vida. Não deixe o torniquete escondido debaixo da roupa, ou algo assim. Num período de 15 em 15 minutos você deverá desapertar o torniquete. Porém, não retire o torniquete mesmo que o sangramento tenha parado, pois ainda pode ser necessário refazê-lo.

A Hemorragia Interna

A hemorragia interna é bem pior do aquela visível, pois como não estamos vendo muitas vezes, ela passa despercebida. Para saber se alguém está com esse tipo de hemorragia o recomendado é observar alguns sintomas:

Pele Fria

Pulso Fraco

Palidez Intensa

Suores Abundantes

Mucosas sem cor

Tonturas

Sede Extrema

Como Agir?

No caso de você acreditar que a pessoa está com uma hemorragia interna, é necessário seguir os seguintes procedimentos:

Mantenha a pessoa deitada

Tente encontrar a possível região afetada e coloque sobre ela uma compressa de água fria

Sempre chame ajuda médica imediatamente, pois é muito sério ter uma hemorragia interna.

Salve Uma Vida

Salve Uma Vida

A Hemorragia Nasal

A hemorragia nasal também é chamada de Epistaxe e tem como principal sintoma: a tosse acompanhada de golfadas de sangue. Observe que o sangue estará bem vermelho e rutilante.

Como Agir?

Nos casos mencionados você deve inclinar a cabeça da pessoa para trás e comprimir a narina. Essa compressão deve durar cerca de 5 minutos. Em seguida, vá soltando levemente. Em alguns casos pode não ser o suficiente para estancar o sangramento, por  isso será necessário colocar uma gaze por dentro da narina. Coloque um pano frio sobre o nariz.

Imagem de Amostra do You Tube

A Hemorragia dos Pulmões

Como Agir?

Esse tipo de hemorragia também recebe o nome de Hemoptise. Se você tiver que ajudar uma pessoa com esse tipo de hemorragia, deite-a numa posição lateral. É importante fazer compressas frias. Não deixe a pessoa falar enquanto espera o atendimento médico, mas a mantenha calma e consciente.

A Hemorragia do Estômago

A hemorragia do estômago também é chamada de Hematêmese, e entre os seus principais sintomas estão: vômitos de sangue (a aparência do sangue estará bem escura no estilo de uma borra de café), enjoos e dor.

Como Agir?

Coloque a pessoa sentada ou mesmo deitada, desde que esteja com a cabeça elevada. Utilize compressas frias com gelo sobre a região do epigástrico e espere o socorro médico.

Outros Artigos

Principais Tipos de Anestesia

Principais Tipos de Anestesia(0)

O Que é Anestesia? A palavra anestesia tem sua origem no grego antigo αν-, an-, “ausência” e αἲσθησις, aisthēsis, “sensação”. De forma geral podemos definir como sendo um bloqueio da sensibilidade incluindo a sensação de dor que é removida temporariamente. Com a ajuda de anestesias os médicos podem realizar cirurgias e outros procedimentos que seriam

Como Combater a Dor de Cabeça

Como Combater a Dor de Cabeça(0)

Não importa por qual motivo a dor de cabeça acontece, se ela é causada por problemas nasais, tensão ou mesmo tpm. Podemos certamente concluir que ela é muito chata e incomoda muito na vida de quem tem problemas principalmente de enxaqueca, que é a dor de cabeça mais constante. De acordo com alguns sites internacionais

ABC da Saúde

ABC da Saúde(0)

Quando o assunto é saúde, é sempre importante que a gente se mantenha informado e por dentro das novidades da medicina. O portal ABC da Saúde é uma fonte inestimável de informação sobre as mais variadas enfermidades, bem como dicas para se manter mais saudável em seu dia a dia e ainda, sobre os cuidados

Convênios Médicos

Convênios Médicos(0)

O objetivo de ter um convênio médico é ter a real possibilidade de garantir um bom atendimento quando há a necessidade de se fazer um exame ou mesmo passar por uma internação. Os Convênios Médicos estão cada vez mais populares devido ao fato de que a saúde pública está um verdadeiro caos. São diversos tipos de Convênios

Exercícios para Diminuir a Papada

Exercícios para Diminuir a Papada(0)

A papada é um grande problema para muitas pessoas, pois denota um certo sobrepeso, além de trazer dificuldades para a mobilidade da região que fica entre o queixo e o pescoço. Aprenda alguns exercícios que podem ajudar a diminuir a papada. O primeiro deles consiste em deitar de barriga para cima e tentar alcançar o

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade