Alimentos Que Toda Mulher Deve Evitar na Gravidez

Esperar um bebê é um dos momentos mais especiais da vida de uma mulher e com certeza todas as futuras mamães querem ter certeza de que os seus filhos terão saúde para ter uma vida plena. Pensando nisso vamos falar um pouco mais sobre os alimentos que toda mulher deve evitar.

Imagem de Amostra do You Tube

As gestantes devem comer por dois, mas não somente isso, devem consumir nutrientes por dois para que a saúde da mamãe e do bebê sejam fortalecidas. Dessa forma é essencial selecionar os alimentos que serão inclusos na dieta da futura mamãe. Durante essa fase é natural ter muitas dúvidas a respeito da alimentação e deve-se ter bem claro que não existe uma fórmula mágica para ter mais saúde durante a gravidez.

Alimentos Que Devem Ser Evitados Por Toda Mulher

Alguns alimentos devem ficar de fora da dieta de todas as mulheres, gestantes ou não. Dentre esses alimentos estão os salgadinhos, frituras, pastéis, processados, embutidos entre outros. A dieta ideal é aquela composta por fibras e alimentos saudáveis como verduras, frutas e legumes.

Obviamente pode ser que um dia ou outro você coma aquele cachorro quente ou coxinha, o que não pode é fazer disso uma rotina na sua vida. Lembre-se que o organismo depende de nutrientes para se manter forte. Evite os excessos e tenha uma vida muito mais saudável.

Os Nutrientes Necessários

O Ferro

O ferro pode ser encontrado em alimentos como carnes, ovos, fígado, verduras como espinafre e no feijão. Uma dica para potencializar a absorção do ferro é consumir na mesma refeição alimentos que sejam ricos em vitamina C como tomates e frutas cítricas.

Durante a gravidez procure evitar os alimentos que tem muito cálcio como o leite e os seus derivados, pois eles acabam tornando mais difícil a absorção dos demais nutrientes.

Ácido Fólico

O ácido fólico é encontrado nos vegetais que tem coloração verde escura como brócolis, espinafres, couves e também em cereais e frutas cítricas. É importante cozinhar esses alimentos à vapor, pois o cozimento por micro-ondas e altas temperaturas podem destruir o ácido fólico desses alimentos.

Magnésio

Outro nutriente muito importante que deve ser consumido regularmente é o magnésio. Entre os alimentos que tem esse nutriente estão cereais integrais, cacau, soja, nozes entre outros.

Vitamina C

Muito importante para o organismo a vitamina C deve fazer parte da sua dieta durante a gestação. Essa vitamina pode ser encontrada em frutas como laranja, morango, melancia, abacaxi, kiwi, melão e em hortaliças como pimentões, brócolis, couve-flor e tomates.

Vitamina B6

Outra vitamina que deve fazer parte da sua dieta é a B6 que pode ser encontrada no milho, fígado, peixe, frango, peixe, leite e seus derivados.

Cálcio e Vitamina D

A partir do terceiro trimestre da gravidez é necessário reforçar o consumo de cálcio e vitamina D uma vez que o bebê começa a utilizar toda a reserva da mãe. Esses nutrientes são muito importantes para a formação óssea do bebê, os ossos e os dentes. Tem ainda o fato de que esses nutrientes auxiliam na contração muscular e nos batimentos cardíacos do bebê.

Para a mãe o consumo de cálcio e vitamina D é importante para deixar as suas unhas mais fortes, os dentes saudáveis e também para evitar problemas como câimbras. Isso também irá ajudar a aumentar a produção de leite após o parto do bebê.

Cálcio

É possível encontrar cálcio em leites e derivados, também em bebidas de soja, gema de ovo, tofu, cereais e integrais e outros.

Vitamina D

Pode ser encontrada no leite enriquecido, fígado, ovos e manteiga. Para ajudar a aumentar a sua reserva de vitamina D a dica é tomar um banho de sol, assim o cálcio será fixado aos ossos.

Carboidratos

São muito importantes porque fornecem energia para a futura mamãe e também ajudam no desenvolvimento do bebê. Dentre as melhores opções de fontes de carboidratos estão pães, macarrão, arroz e cereais que são absorvidos de forma mais lenta. Isso ajuda a saciar a mamãe por mais tempo.

Proteínas

Contribuem para a construção, manutenção e renovação dos tecidos do bebê e da mamãe. As proteínas podem ser encontradas no feijão, carnes, leites e derivados.

Lipídeos

Os lipídeos são as gorduras que ajudam na formação do sistema nervoso central do feto. Podem ser encontrados no leite e seus derivados, abacate, carnes, salmão e azeite.

Vitamina A

A vitamina que auxilia no desenvolvimento celular e ósseo bem como na formação do broto dentário do feto. A imunidade da gestante também é reforçada através do consumo dessa vitamina. É possível encontrar vitamina A em alimentos como couve, mamão, leite e seus derivados, gema de ovo, fígado e vegetais amarelos.

Niacina (Vitamina B3)

Responsável por transformar a glicose em energia e manter assim a vitalidade das células da mamãe e do bebê. A vitamina B3 também ajuda a desenvolver o cérebro do feto. Uma vitamina que pode ser encontrada em legumes, verduras, leite e seus derivados bem como em carne magra.

Tiamina (Vitamina B1)

Responsável por estimular o metabolismo energético da mamãe e pode ser encontrada em cereais, carnes, ovos, legumes, frutas e leveduras.

Alimentos Que Devem Ser Evitados Durante a Amamentação

Depois de ter todos os cuidados importantes durante a gravidez é importante manter esse cuidado depois do nascimento do bebê. A dica é ficar atenta aos alimentos que você consome durante o período de amamentação, pois o seu bebê irá absorver tudo o que estiver no seu leite.

Os dois principais vilões para o leite materno são o café o álcool. A presença dessas substâncias no leite materno podem causar alterações no sono do bebê. Tenha cuidado com o consumo de alimentos que tenham cafeína em sua composição, pois eles podem influenciar negativamente o leite do bebê. Em relação ao café o aconselhável é consumir no máximo duas xícaras por dia.

O consumo muito intenso de café pode acarretar na redução da biodisponibilidade de ferro o que faz com que a mãe e o bebê possam ter mais disposição para desenvolver anemia. Todo cuidado é pouco com a sua alimentação e do seu bebê.

Outros Artigos

Linguado

Linguado(1)

Quem conhece alguém que pesca já ouviu falar bastante do peixe Linguado, um dos mais pescados. Porém, o nome Linguado é atribuído a diversas espécies de peixes dos gêneros Paralichthys e Solea. Então, a próxima vez que alguém falar que pescou um Linguado, você saberá que pode ser um peixe de várias espécies. Características de

Anemia

Anemia(0)

A Anemia é uma doença que tem como principal característica a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação do sangue. A hemoglobina é uma proteína que está presente nas hemácias e tem como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões para todo o conjunto de células. Logo, podemos presumir que o organismo com Anemia

Como Passar Longe da Gula

Como Passar Longe da Gula(0)

A gula é um problema, pois pode se caracterizar numa busca incessante de prazer através da ingestão de alimentos. Uma pessoa que sofre de gula tem problemas em se sentir saciado e procura sempre mais comida. Algumas situações podem demonstrar que você é um guloso em potencial, como por exemplo, comer até não aguentar mais,

Deixe sua Sopa menos Calórica

Deixe sua Sopa menos Calórica(0)

A sopa é um dos pratos mais requisitados no inverno para ajudar a subir a temperatura, porém em alguns casos pode se tornar excessivamente calórica. Para que você possa tomar a sua sopa tranquilamente, vamos lhe dar algumas dicas, então preste atenção e deixe a sua sopa menos calórica. Alguns ingredientes devem ficar de fora

Receita de Bolo de Morangos

Receita de Bolo de Morangos(0)

Fazer um bolo gostoso e com cara de bolo de confeitaria não precisa ser difícil. Esse vídeo nos mostra isso através da receita de Bolo de Morangos, Especial Dia da Mãe, você vai fazer um lindo bolo decorado com a fruta mais bonita para esse tipo de coisa e terá um resultado lindo e muito

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade