O Que é Anosmia?

A Anosmia é a completa ausência de olfato, dessa forma uma pessoa que tem essa doença não sente nenhum odor e também tem o seu paladar comprometido. A língua humana tem a capacidade de perceber apenas cinco sabores que são salgado, doce, amargo, azedo e unami. Sendo assim uma pessoa que tem anosmia não consegue fazer a diferenciação entre um café sem açúcar e um pergunte, por exemplo.

O Que é Anosmia?

O Que é Anosmia?

Esse problema de saúde pode ter origem genética ou pode ser o resultado de problemas psicossomáticos. Também é possível que a anosmia seja resultante de um trauma na cabeça, cirurgias realizadas no nariz ou doenças como rinites e sinusites. Existem outros problemas em relação ao olfato como o fantosmia que consiste em sentir cheiros que não existem, presbiosmia que é a perda de olfato bem comum na terceira idade e a hiperosmia que é ter o olfato exageradamente sensível.

O Perigo da Anosmia

Existem inúmeras situações em que não sentir cheiros pode ser uma coisa boa, entretanto, pode ser também muito perigoso. Num acidente com gás, por exemplo, a pessoa não sentirá o cheiro que denuncia o problema assim como pode comer comida estragada sem perceber. Pessoas com anosmia podem ter depressão e vários distúrbios alimentares.

Considerações Importantes Sobre Anosmia

A perda do olfato que acarreta na anosmia pode acontecer devido a uma congestão nasal o mesmo m bloqueio do nariz. Em geral não é um problema grave, porém, pode ser um sinal de que algo está errado com o sistema nervoso, ou seja, que existe um problema neurológico.

Existem perdas temporárias de olfato que não se caracterizam como anosmia como nos casos de resfriados e alergias nasais. Essa perda de olfato pode acontecer depois de ter uma doença viral. Conforme as pessoas envelhecem vão tendo algum tipo de perda de olfato e nesses casos não existem tratamentos.

Desordens Que Causam Anosmia

Em geral a perda de olfato se da quando existem desordens que impedem que o ar chegue a parte do nariz em que estão os receptores de cheiro. Um desses receptores é a lâmina cribriforme que fica na parte de cima do nariz. Os distúrbios podem ter pólipos nasais, tumores nasais ou deformidades do septo nasal.

Doenças Que Podem Causar Perda de Olfato

Dentre as doenças que podem causar perda de olfato estão trauma na cabeça; Mal de Alzheimer; desordens nervosas, do sistema endócrino ou nutricionais; tumores no cérebro ou o uso de medicamentos que tenham como efeito colateral a redução da capacidade de sentir odores.

Olfato e Paladar

Como citamos no começo do texto o olfato é importante também para o paladar. Por isso muitas pessoas que perdem a capacidade de sentir cheiros acabam perdendo também a capacidade de diferenciar doces. A língua sente apenas os sabores mais convencionais que são doce, salgado, azedo, amargo e unami, mas não consegue sozinha fazer a diferenciação entre diferentes tipo de doces, por exemplo.

Em alguns casos é possível reconhecer determinados sabores através de sensações como a pimenta, por exemplo, que além do cheiro afeta os nervos da face. Dessa forma é possível sentir a pimenta ao invés de cheirá-la.

Causas da Anosmia

Medicamentos

Dentre os medicamentos que podem causar a anosmia estão anfetaminas, fenotiazinas, estrogênio e nafazolina. Além disso, usar de forma prolongada descongestionantes nasais e semelhantes que tenham como base o zinco pode afetar também o seu olfato.

Outras Causas da Anosmia

Uma lesão na cabeça ou intoxicação por chumbo pode acarretar em perda do olfato além de cirurgia nasal ou então nos seios da face. A radioterapia pode ter como um efeito colateral a perda de olfato assim como uma Traqueostomia. Uma infecção respiratória superior viral pode causar também a perda de olfato. Por fim podemos citar também tumores no cérebro ou nariz como possíveis causas para essa perda de olfato.

Cuidados com a Anosmia

Para que se possa corrigir o problema da perda de olfato é necessário tratar o motivo da perda. Dentre os possíveis tratamentos para a anosmia estão o uso de antihistamínicos se a causa for uma alergia, cirurgia se o problema for um bloqueio, mudanças de medicamentos quando se trata de um efeito colateral, tratamentos de distúrbios e evitar o uso exagerado de descongestionantes nasais já que eles podem levar a uma congestão nasal.

Estimulando o Paladar

Uma das principais dificuldades para alguém que perde o olfato é ter seu paladar comprometido. Entretanto é possível dar uma ajuda para que o seu paladar continue funcionando bem, a dica e incluir em sua dieta alimentos que sejam bastante condimentados para dar um estímulo de sensações de gosto que o seu paladar ainda possua.

Segurança

Não sentir cheiros é uma condição que pode trazer muitos perigos para o seu dia a dia já que grande parte das coisas ruins que acontecem são percebidas através de odores. Para garantir a sua segurança é interessante ter em casa detectores de fumaça e utilizar aparelhos elétricos ao invés de gás.

Perda de Olfato Temporária

Nos casos em que a perda de olfato se dá por causa de uma infecção no trato respiratório superior é importante ter paciência, pois com o tempo o seu olfato irá voltar ao normal. Nem sempre quando se perde o olfato significa que nunca mais se irá sentir cheiros, tem muitos casos em que se trata apenas de algo temporário.

Aceitação

As pessoas que sofrem de anosmia podem ter dificuldade para aceitar essa situação, pois se trata de ter uma vida sem um dos sentidos mais utilizados. Porém, é importante procurar aceitar bem o problema para evitar maiores sofrimentos para a sua vida. Procure ajuda médica para saber se tem tratamento para o seu problema e não perca as esperanças de voltar a sentir odores.

Com ajuda de um bom médico e força de vontade você poderá se acostumar com essa nova condição e se preparar para recuperar o seu olfato. Nada com aguardar um pouco para voltar a sentir cheiros e assim voltar a ter uma vida mais completa.

Outros Artigos

Epidemia de Ebola

Epidemia de Ebola(0)

O vírus ebola entrou para o noticiário do mundo todo quando um grande surto foi desencadeado na África Ocidental. Esse vírus é conhecido desde o ano de 1976 e esse surto foi o pior desde esse ano. Para se ter uma ideia a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica esse surto como sendo a maior

Dicas para Dormir Menos e Melhor

Dicas para Dormir Menos e Melhor(0)

Como você provavelmente já ouviu falar um milhão de vezes, o sono é essencial para a saúde, o bem-estar e a energia. A desvantagem óbvia do sono é que ele consome o tempo em que você poderia estar fazendo outras coisas produtivas, como trabalhar ou passar o tempo com amigos e familiares. Neste artigo vamos

Principais Tipos de Anestesia

Principais Tipos de Anestesia(0)

O Que é Anestesia? A palavra anestesia tem sua origem no grego antigo αν-, an-, “ausência” e αἲσθησις, aisthēsis, “sensação”. De forma geral podemos definir como sendo um bloqueio da sensibilidade incluindo a sensação de dor que é removida temporariamente. Com a ajuda de anestesias os médicos podem realizar cirurgias e outros procedimentos que seriam

Como Tratar Picadas de Mosquito

Como Tratar Picadas de Mosquito(0)

Os insetos voadores que se alimentam de sangue incluindo o sangue humano podem ser chamados de pernilongos, carapanã, muriçoca entre outros nomes. Existe uma grande variedade de mosquitos e muitas delas podem transmitir doenças como a febre amarela e a dengue, por exemplo. Saber como tratar corretamente as picadas de mosquito é essencial para evitar

O Que é Urinoterapia?

O Que é Urinoterapia?(0)

Talvez quando você pense em beber a sua própria urina isso pareça estranho e absolutamente nojento. Porém, algumas pessoas utilizam a Urinoterapia (terapia baseada em ingerir urina) como uma maneira de se manter saudável. Essa é uma terapia alternativa em que a pessoa bebe ou passa sobre o corpo a sua urina com objetivo de

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade