Dicas para Dormir Menos e Melhor

Como você provavelmente já ouviu falar um milhão de vezes, o sono é essencial para a saúde, o bem-estar e a energia. A desvantagem óbvia do sono é que ele consome o tempo em que você poderia estar fazendo outras coisas produtivas, como trabalhar ou passar o tempo com amigos e familiares.

Imagem de Amostra do You Tube

Neste artigo vamos ter ensinar a tirar o máximo proveito do seu sono, de modo que você durma apenas durante o tempo necessário para se sentir bem. Sem dormir demais e desperdiçar um tempo precioso e que poderia ser bem melhor aproveitado.

Planeje-se

Para conseguir aproveitar o seu tempo da melhor maneira é importante saber organizá-lo. Divida o seu tempo da maneira correta para dar conta de todas as suas tarefas, incluindo dormir.

Dica 1: Acorde e vá dormir no mesmo horário todos os dias. Isso permitirá que o seu corpo entre em um ritmo, tornando mais fácil dormir e acordar na hora certa.

Dica 2: Para algumas pessoas, o mais importante não é a quantidade de sono que se tem por dia, mais sim a quantidade de sono que se tem por semana. Encontre dias em sua agenda para dormir e repor o sono da semana. Tente medir o sono em horas por semana, ao invés de medir por dia.

Dica 3: Nos dias em que você não vai ter tanto tempo para dormir, faça uma programação mais leve. Planeje as suas tarefas mais importantes e desafiadoras para os dias em que você puder dormir o suficiente para acordar cheio de energia.

Como Adormecer Mais Rápido

Se a sua intenção é não desperdiçar tempo dormindo é importante que adormeça rapidamente logo após se deitar. Confira dicas abaixo e saiba como dormir com mais facilidade.

Dica 1: Evite passar muito tempo mexendo no celular, tablet ou computador antes de dormir. As telas desses aparelhos emitem um tipo de luz que pode causar agitação e atrapalhar a chegada do sono.

Dica 2: Evite trabalhar ou realizar outras atividades estressantes perto da hora de deitar. Ao invés disso, tente atividades como ler ou passar o tempo com os amigos ou a família para relaxar.

Dica 3: Não trabalhe em seu quarto. Afinal, você não quer ter sua cama associada com trabalho. Mantenha seu quarto como um lugar de relaxamento.

Dica 4: Não ingira cafeína muito perto da hora de dormir.

Como Acordar Mais Rápido

Assim como dormir rápido, é importante também acordar rápido para não desperdiçar muito tempo enrolando na cama. Veja como encontrar ânimo para se levantar de forma rápida.

Dica 1: Configure o seu despertador para tocar uma música que você goste e que seja animada. Ela vai te animar e te dar mais energia para começar o dia.

Dica 2: Coloque o seu despertador do outro lado do quarto para que você tenha que sair da cama para desligá-lo.

Dica 3: Beba café ou chá logo ao acordar. Isso vai aliviar a sensação de sonolência da manhã e ajudá-lo a aproveitar o máximo do seu tempo acordado.

Dica 4: Beba água antes de ir dormir. Quando você acordar, sentirá vontade de ir ao banheiro, o que vai fazer você querer se levantar, isso irá te impedir de cair no sono. No entanto, evite ingerir quantidades excessivas de água para não acabar acordando no meio da noite.

Dica 5: Deixe as suas cortinas abertas. O sol vai fazer você se levantar de manhã e dar-lhe energia.

Outras Fontes de Energia

Não é apenas o sono que nos dá energia para realizar as tarefas do dia-a-dia. Existem outras formas de conseguir isso, veja quais são algumas delas.

Alimentação:

Os alimentos que ingerimos são o combustível que o nosso corpo precisa para se movimentar e realizar as suas funções. Para ter mais energia é preciso usar a alimentação ao seu favor. Confira algumas dicas:

Dica 1: Comece a fazer de 5 a 6 refeições diárias, com um espaço de, pelo menos, 3 horas entre cada uma delas. A digestão é um processo que consome bastante a energia do corpo. Fazer 5 ou 6 refeições vai ajudar o seu corpo a digerir os alimentos mais fácil e, portanto, monopolizar menos energia. Além disso, você vai ter a quantidade certa de alimento ao longo do dia, sem exagerar.

Dica 2: Beba muita água.

Dica 3: Evite ingerir grandes porções de açúcar. Pouco tempo depois de consumir uma grande porção de açúcar, seus níveis de energia podem cair.

Dica 4: Evite ingerir grandes porções de gordura saturada, como frituras, por exemplo. As quantidades excessivas de gorduras saturadas são consideradas as principais responsáveis pela fadiga.

Atividade Física:

Praticar exercícios físicos cansa, mas quando praticados na dose certa eles podem ajudar a aumentar a energia.

Dica 1: Praticar exercícios físicos no ritmo certo irá ajudar a aumentar os seus níveis de energia. No entanto, se você se exercitar muito, seu corpo vai precisar de mais horas de sono para se recuperar.

Dica 2: Caminhadas curtas durante o dia pode impedir você de se sentir sonolento.

Mente:

Não é apenas o corpo que pode influenciar na nossa energia, a mente também tem total influência sobre ela. Provavelmente você já ouviu o ditado “Mente sã, corpo são”, para que o corpo funcione bem, a mente também precisa estar em pleno funcionamento.

Dica 1: Divirta-se! Não se esqueça de reservar tempo para amigos e familiares, lazer, etc. Essas atividades vão animar você e te manter motivado.

Dica 2: Mantenha sua mente estimulada, mas não sobrecarregada. Assim como o exercício físico, alguns desafios mentais vão lhe dar energia, mas em excesso pode deixar você cansado.

Dica 3: Medite. Meditar ajuda a colocar as ideias no lugar e dá mais energia para a realização das tarefas do dia-a-dia.

Dica 4: Tome um pouco de sol. Expor sua pele e os olhos à luz do sol vai lhe dar vitamina D, o que pode aumentar a energia.

Dica 5: Experimente coisas novas. Quebre a sua rotina, aprenda algo novo, viva uma aventura para se dar uma nova perspectiva.

Outros Artigos

Adolescentes Lógicos

Adolescentes Lógicos(0)

Um estudo sueco revelou um dado bem interessante a respeito dos adolescentes de hoje, pois de acordo com a pesquisa os adolescentes estão mais lógicos do que há 50 anos atrás. Essa constatação nos revela que para esses jovens aprender disciplinas como matemática,  que exige raciocínio lógico, é mais fácil. Apesar de um outro estudo ter

Emoções Tóxicas

Emoções Tóxicas(0)

Alguns sentimentos acabam com a gente como, por exemplo, a inveja e o ódio, pois são tão negativos que mesmo sendo direcionados para outra pessoa acabam refletindo em nós mesmos. O livro “Emoções Tóxicas – Como se livrar dos sentimentos que fazem mal a você” trata desse tema de forma bastante interessante e abordando como

Proteção no Verão

Proteção no Verão(0)

O verão é a melhor estação do ano e ninguém tem dúvidas a esse respeito, pois poder curtir uma bela praia ou a beira de uma piscina é maravilhoso. Porém, os efeitos prolongados na pele e nos cabelos podem ser bastante decepcionantes. Para quem adora essa estação é importante saber mais sobre proteção no verão.

Alimentação Não Saudável

Alimentação Não Saudável(0)

Ter uma boa alimentação é necessário para manter a saúde e também um corpo mais bonito, porém, com a correria do dia a dia, é cada vez mais comum ter uma alimentação não saudável. Se você é adepto dessa alimentação inconsequente, descubra quais são os alimentos menos saudáveis e mais consumidos. Em geral grande parte

Como se Sentir Mais Feliz no Emprego

Como se Sentir Mais Feliz no Emprego(0)

A palavra emprego soa como uma sentença de prisão para algumas pessoas, isso ocorre, pois o ambiente em que passamos grande parte de nossos dias pode ter um sinônimo de tortura. Porém, você pode conseguir se sentir mais feliz no trabalho, para isso veja as nossas dicas. Para começar perceba que não é necessário largar

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade