O Que é Urinoterapia?

Talvez quando você pense em beber a sua própria urina isso pareça estranho e absolutamente nojento. Porém, algumas pessoas utilizam a Urinoterapia (terapia baseada em ingerir urina) como uma maneira de se manter saudável. Essa é uma terapia alternativa em que a pessoa bebe ou passa sobre o corpo a sua urina com objetivo de prevenir ou curar enfermidades além de fortalecer o organismo.

Imagem de Amostra do You Tube

Mesmo que continue parecendo bem estranho saiba que muitas pessoas no mundo todo utilizam essa técnica como o lutador de MMA brasileiro Lyoto Machida que é campeão dos meio-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC). O mais curioso é que essa é uma técnica muito antiga utilizada há milênios por egípcios, chineses e indianos.

Contudo mesmo com tantos adeptos e tanto tempo de uso da urinoterapia ainda não se tem provas científicas de que realmente beber xixi (numa linguagem mais popular) traga realmente benefícios para a saúde. Tire algumas das suas várias dúvidas sobre a urinoterapia a seguir e quem sabe até o final da leitura fique mais claro porque tantas pessoas aderem a prática.

Urinoterapia – Busca Por Mais Saúde

A urinoterapia consiste basicamente em beber a própria urina com o objetivo de fortalecer a saúde. É importante, em primeiro lugar, entender que a urina é um líquido composto de 90% de água e outros 10% de nutrientes, ureia e hormônios que o organismo não absorveu.

Para Que Serve

Os adeptos da urinoterapia o são por acreditar que beber o líquido pode ajudar a tratar várias doenças como alergias, doenças autoimunes, infecções, queimaduras e até mesmo câncer. O mais indicado é que a pessoa adepta beba a primeira urina do dia, pois nela a concentração de substâncias que fazem bem para o organismo como cortisona, por exemplo, é maior.

Curiosidade – Durante a Segunda Guerra Mundial os soldados urinavam sobre as feridas para que a cicatrização fosse mais rápida.

Benefícios da Urinoterapia

Como explicamos acima, embora a urinoterapia seja utilizada a milênios, ainda não existem comprovações científicas a respeito dos seus benefícios, porém, os adeptos listam alguns benefícios que essa prática pode trazer.

Níveis Plasmáticos de Melatonina

Ingerir a primeira urina do dia ao que tudo indica restabelece os níveis plasmáticos de melatonina.

Tratamento de Doenças

A urina também vem sendo apontada como um elemento positivo no tratamento de doenças como tuberculose, câncer e diabetes. Alguns estudos sugerem que esse tipo de terapia pode controlar ou mesmo reverter o avanço das enfermidades.

Cicatrização de Ferimentos

A urina pode ajudar a cicatrizar ferimentos com mais rapidez já que possui uma grande concentração de cortisona. Essa substância torna a ferida antisséptica e assim acaba com as bactérias que prejudicam a cicatrização. A urinoterapia também pode ser uma boa opção para cuidar de queimaduras, mas lembramos que é essencial consultar um médico uma vez que são benefícios não comprovados cientificamente.

Poder Rejuvenescedor?

Os indianos, chineses e japoneses são adeptos da urinoterapia há milênios e além de buscar benefícios para a saúde também encontram benefícios para a beleza. A urina é utilizada também como um cosmético que ajudaria a rejuvenescer a pele, para isso a urina é passada sobre a pele.

Urina de Vaca

Além da própria urina é possível utilizar urina de animais para fazer tratamentos e fortalecer a saúde. A urina de vaca, depois de ser estudada, se mostrou efetiva no tratamento e prevenção de cálculo renal.

Pessoas Públicas Que Aderiram a Urinoterapia

Dentre as pessoas famosas que são adeptas da urinoterapia estão o lutador de MMA Lyoto Machida e Morarji Desai que é 4° Primeiro Ministro da Índia e que inclusive se dedica a divulgar a terapia alternativa. Outra figura pública que se declarou adepta da terapia com urina foi a atriz britânica Sarah Miles que depois de 30 anos bebendo o próprio xixi diz que percebe vários benefícios no seu sistema imunológico e saúde como um todo.

Até mesmo a rainha do pop, Madonna, já se declarou adepta dessa terapia alternativa no prograa de David Letterman. No caso da cantora ela não bebia a urina, mas disse que urinava em seus pés para curar o pé-de-atleta. Também entra nessa lista o boxeador Juan Manuel Márquez que bebe a urina para obter o seu benefício nutricional em seu treino.

Argumentos Contrários a Urinoterapia

Muitos famosos e pessoas anônimas do mundo todo são adeptas da urinoterapia, mas nem todo mundo concorda que beber xixi realmente faz bem para a saúde. O principal argumento daqueles que são contrários a prática é que a urina serve para o corpo eliminar aquilo de que não necessita, ou seja, aquilo que não lhe serve.

Dessa forma não pode trazer algum benefício ingerir novamente o que já foi eliminado, seria uma atitude antifisiológica. Há ainda quem diga que além de não trazer benefícios essa prática pode acarretar em prejuízos para a saúde. O que se sabe com certeza é que não existe um consenso na área médica a respeito do uso de urina como tratamento ou prevenção de doenças.

Transfusão Fecal – Outra Terapia Alternativa

Se você achou que a urinoterapia era esquisita saiba que existe outra terapia alternativa que causa arrepios, a transfusão fecal. Basicamente essa terapia consiste em usar as fezes de um doador para tratar de problemas de saúde do intestino de uma outra pessoa. Essa técnica foi criada por um médico australiano e se baseia na aplicação de fezes de um terceiro no intestino doença através de um tubo que é introduzido pelo nariz.

Para Que Serve?

O tratamento de transfusão fecal é destinado a cuidar da doença chamada de colite pseudomembranosa que é causada pela bactéria Clostridium difficile. De acordo com estudos a técnica é bem sucedida em 95% dos casos.

Como é Feita a Transfusão Fecal?

Para que o tratamento seja eficaz se mistura cerca de 30 gramas de fezes do doador com 50 ml de uma solução salina, isso até chegar a um líquido bastante mal-cheiroso, porém, homogêneo. A mistura então é filtrada usando um coador para que se retenham as partes sólidas que não puderam ser diluídas.

Usando uma seringa injeta-se cerca de 25 ml dessa mistura no paciente por um tubo que lhe é colocado no nariz e que chega até o seu estomago. O tratamento visa que as bactérias que estão presentes nas fezes do doador ajudam a restabelecer a flora intestinal do paciente e assim curem o tecido que foi prejudicado.

Outros Artigos

Como Funciona a Quimioterapia?

Como Funciona a Quimioterapia?(0)

Quando alguém precisa fazer uma quimioterapia significa que irá fazer um tratamento com remédios quimioterápicos para tratar uma doença que em geral é um câncer. Inúmeros remédios entram nessa categoria de quimioterápicos e os pacientes recebem uma combinação de vários desses medicamentos para conseguir o efeito esperado. Tem casos em que a quimioterapia sozinha consegue

Dor Lombar Esquerda

Dor Lombar Esquerda(0)

Logo de imediato as dores na região da lombar são identificadas pelo portador como tensões nos músculos ou lesões locais, mas nem sempre essas dores são apenas problemas musculares, muitas vêzes podem ser sérios problemas que acabam até mesmo por levar o paciente à morte, por isso o melhor a se fazer é buscar saber

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade