Como Se Tornar Um Agente de Viagens

Você Sabe O Que Faz Um Agente de Viagens?

Um agente de viagens trabalha com venda de excursões, de pacotes nacionais e internacionais, serviços de turismos e preparação de roteiros personalizados, que pode ser somente o transporte e ou junto hotel e passeios. Em resumo, é um profissional que trabalha oferecendo serviços de turismo. Veja exemplos de alguns deles: encontrar acomodação, garantir o translado do aeroporto até o hotel, alugar carro, programar destinos e passeios e qualquer outro desejo do cliente.

Além disso, o agente de viagem precisa saber informar ao seu cliente sobre diárias, hábitos da população do local em que a pessoa está viajando, sobre vistos (no caso de viagens internacionais), câmbio, a localização dos hotéis e o valor das diárias, informação sobre o clima do lugar que o viajante está indo, explicação sobre a moeda (em caso de viagens internacionais) e qualquer outra informação para facilitar a viagem do cliente.

Agente de Viagens

O Que Você Precisa Para Se Tornar Um Bom Agente de Viagem. Veja!

Como em qualquer profissão, para se tornar um bom agente de viagem é preciso ter algumas características que ajudam a fazer com que você se destaque. Por exemplo, ter interesse por outras culturas e conhecer outros lugares. Veja mais outras características importantes para se tornar um bom agente de viagem!

  • Ter uma boa capacidade de persuasão.
  • Ser comunicativo e ter facilidade na hora de se comunicar.
  • Ser dinâmico e ser simpático.
  • Ser claro, objetivo e paciente.
  • Ter facilidade de organização e planejamento.
  • Ter boa capacidade e facilidade de lidar com o público.
Imagem de Amostra do You Tube

A Formação Necessária Para Ser Um Agente de Viagem

Não existe uma formação específica e nem escolaridade mínima para que uma pessoa se torne um agente de viagem. Porém, é recomendado que o profissional tenha pelo menos o ensino médio completo, outro diferencial é ter noções básicas de informática. Melhor ainda, quando o interessando em ser agente de viagem tem o curso técnico profissionalizante de agente de viagens e fala inglês.

O curso técnico profissionalizante de agente de viagens dura em média 250 horas e o conteúdo é formado por:

  • Como organizar passeios e visitas.
  • Como operacionalizar roteiros de viagens.
  • Emissão de documentos de viagem.
  • Como negociar pacotes de viagem com terceiros.
  • Voucher
  • Como administrar empresas de turismo.

Além do conteúdo é previsto o estágio em agências de turismo, a fase final do curso, normalmente somando 100 horas.

Com esse curso e essas informações que ele aprende durante as aulas, o agente de viagem consegue dar melhores informações para o cliente, saber dar indicações e auxiliar para planejar a viagem. Além disso, se o profissional estudar um pouco de cultura geral, de geografia e outras línguas tem o diferencial assim maior no mercado de trabalho.

Veja As Principais Atividades de Um Agente de Viagens

Um agente de viagem deve fazer as seguintes atividades:

  • Deve negociar condições e preços dos hotéis.
  • Deve contratar as companhias de transporte.
  • Deve organizar as excursões.
  • Deve emitir os bilhetes para viagens de avião.
  • Deve informar aos clientes sobre horários, preços de passagem, rotas dos aviões, tarifas e fazer cálculo de milhagem.
  • Deve preparar visitas a parques temáticos, museus, etc.
  • Deve fazer a entrega do seguro saúde, voucher e passagens para os clientes.
  • Deve promover a venda dos pacotes turísticos, montar roteiros, entregar a passagens e tirar qualquer dúvida do cliente.

Sobre As Comissões de Um Agente de Viagem

Normalmente, um agente de viagem recebe uma comissão que é calculada sobre o valor total dos serviços que foram contratados. Esse valor pode variar entre 5% a 30%, a diferença é de acordo com o tipo de serviço que foi prestado e contratado. Porém, existe uma outra forma de pagamento, que é um valor fixo por prestação de serviços de assessoria de organização ou pode ser também por um pacote completo.

Imagem de Amostra do You Tube

Onde Pode Atuar Um Agente de Viagem e As Especialidades

Um agente de viagem pode trabalhar por conta própria ou em uma agência de viagem, que pode ser com sede física ou somente online. Neste caso, terá o salário fixo e mais comissões. No caso do trabalho por conta própria, ele pode contar com diferencial, oferecendo passagens e pacotes não habituais para conquistar maior clientela. Cidades pequenas do Brasil podem ser uma boa opção para oferecer viagens diferentes daquelas oferecidas pela maior parte das agências de viagem. Alguns profissionais também se dedicam somente a região onde vivem e conhecem bem e isso permite que eles ofereçam pacotes mais personalizados para os clientes. Aliás, a especialização em determinados pacotes é muito comum nesse profissão. Ele pode escolher:

  • Pacotes nacionais: como serras do Sul, Pantana, praias do Nordeste, etc.
  • Pacotes Internacionais: como destinos europeus, destinos norte-americanos, etc.
  • Intercâmbio, planejando a viagem de clientes com destino Austrália, Canadá e Estados Unidos.
  • Em grupos, que pode ser de estudantes ou de idosos.

O Mercado de Trabalho Para Um Agente de Viagem

Se trata de um mercado de trabalho que vive um momento de grande expansão, seja para quem trabalha com pacotes nacionais como para quem trabalha com pacotes internacionais. Por outro lado, com o acesso a internet, muitas pessoas preferem organizar a própria viagem sozinha.

Os pacotes internacionais são mais requisitados pela insegurança do cliente de tentar organizar tudo sozinho e não conseguir, o que é bem mais fácil com destinos nacionais.

Os eventos culturais promovidos nos destinos internacionais e nacionais também fazem a diferença para esse mercado, porque aumenta o número de viagens de uma forma considerável.

Saiba Mais

Saiba Mais

Os roteiros brasileiros por sua vez cresce a procura por eles ainda mais na época das férias escolares e durante o verão. Assim como se observa um grande crescimento pelo interesse de pacotes com programação de visitas ecológicas.

Ainda, datas como Natal, Ano Novo e Carnaval  fazem crescer a procura pelos pacotes turísticos.

Para se destacar e ser um bom agente de viagem é importante está sempre procurando novos roteiros, calendário com eventos de grandes cidades e de pequenas também. O grande segredo para se destacar é oferecer o que os outros não têm e sempre ter uma novidade.

Outros Artigos

As Cidades Mais Poluídas do Mundo

As Cidades Mais Poluídas do Mundo(0)

O mundo está a cada dia que passa mais povoado, e a aglomeração de milhares de pessoas nos grandes centros urbanos é algo que se tornou cada vez mais comum nas grandes cidades de todo o planeta, sejam essas cidades de países desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. As grandes aglomerações de pessoas trazem uma serie

Cidades Brasileiras do Interior: Destinos Ideais Para Quem Deseja Relaxar

Cidades Brasileiras do Interior: Destinos Ideais Para Quem Deseja Relaxar(0)

Estado de São Paulo Ourinhos Ourinhos é um município do Brasil que fica no interior do estado de São Paulo tendo o comércio como a sua principal atividade econômica. Já em relação ao setor de agricultura, os destaques são a cana-depaçúcar, a soja e o milho. Ourinhos possui uma forte tradição cultural, que vai desde

Famosos Hotéis da Suíça: La Paix, Le Richemond e Luzern Palace

Famosos Hotéis da Suíça: La Paix, Le Richemond e Luzern Palace(0)

Hotel de La Paix Estilo: Luxo Clássico Construção: 1865 Remodelado: 2006 Quartos: 84 Suítes: Quinze Classificação: Cinco estrelas As portas abertas do Hotel de La Paix revelam colagem de novos materiais em coleção de quartos refinados, suntuosos espaços compartilhados, salas de jantar finas e salas de reuniões, tudo com as recentes tecnologias. Redesenhado e com

Pedra da Gávea: Ponto Turístico do Rio de Janeiro

Pedra da Gávea: Ponto Turístico do Rio de Janeiro(0)

A Pedra da Gávea nada mais é do que um grande monólito de gnaisse onde seu cume fica localizado na Barra da Tijuca, e se estende até os bairros deJoá, do Itanhangá e de São Conrado. Fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. Com um topo de granito que fica há mais de 800

O Templo Mais Antigo do Mundo

O Templo Mais Antigo do Mundo(0)

Certamente as civilizações são impulsionadas por forças ecológicas, bem como pela natureza cega ou ela é na realidade um produto da mente humana, que é capaz de criar sentidos e de os simbolizar de forma a reorganizar toda a natureza e ainda nossos instintos para os humanizar a medida em que humanizamos  o nosso mundo.

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2017 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade