O Templo Mais Antigo do Mundo

Certamente as civilizações são impulsionadas por forças ecológicas, bem como pela natureza cega ou ela é na realidade um produto da mente humana, que é capaz de criar sentidos e de os simbolizar de forma a reorganizar toda a natureza e ainda nossos instintos para os humanizar a medida em que humanizamos  o nosso mundo.

Templos Antigos

Templos Antigos

Há mais de 20 anos se pensava exatamente que em qualquer tipo de ambiente de estudos antropológicos, que a agricultura poderia ter sido a propulsora das grandes cidades, da escrita e também da arte. Apesar disto a descoberta realizada no ano de 1964 do tempo mais antigo do mundo, que é datado com uma idade de quase 12 mil anos, e que fica ao sul da atual Turquia, sugere que nossas civilizações nasceram de um impulso de devoção.

Um Templo Cheio de Mistérios

Eventualmente, a aurora de diversas civilizações se apresenta para a humanidade atual, com a descoberta de tesouros ou mesmo situações impressionantes. Isto pode ser visto também em uma remota colina existente na Turquia. Onde diversos participantes chegam de ônibus turísticos, e são em sua maioria turcos. Os ônibus normalmente costumam subir aos salavancos pelas estradas tanto tortuosas como perigosas, chegando a um portal de pedras que ficam na crista de um monte. Com isto despejam uma avalanche de pessoas as suas voltas e os guias passam uma série de informações e explicações. Os visitantes na maioria das vezes não ligam e se dispersam monte acima, quando chegam ao alto do monte, é um verdadeiro festival de queixos caídos.

Na região misteriosamente de difícil acesso, é possível que se encontre dezenas de imensos pilares de pedra, dispostos em círculos e tombados uns sobre os outros, os chamados GöbekliTepe, este sítio arqueológico lembra vagamente Stonehenge na Inglaterra, porém com uma pequena diferença, foi construído bem antes e não apenas em blocos jogados, mas sim em pilares de calcários esculpidos e ainda decorados com baixos relevos de animais, onde é possível se visualizar coisas impressionantes como por exemplo um cortejo de gazelas, serpentes, raposas, escorpiões e ainda javalis ferozes. Este conjunto data-se em sua descoberta mais de 11,6 mil anos, para se ter uma idéia sete milênios antes da grande pirâmide de Gizé, que é outro grande mistério da humanidade. Ele é certamente o tempo mais antigo conhecido pelo homem. Sendo também considerado o mais antigo exemplo de arquitetura monumental, a primeira estrutura maior e mais complexa que uma cabana que o homem já pode edificar. E ainda pelo que podemos saber, quando estes pilares foram erguidos, não existia nada no mundo em uma escala desta forma, interessante não?

O Início da Civilização Humana

Na época da construção do templo de GöbekliTepe, é possível se constatar que boa parte da raça humana se reunia em pequenos grupos que eram nômades, sobrevivendo do extrativismo de vegetais e da caça. Para que se pudesse edificar o sítio, foi necessário que acontecesse um ajuntamento de pessoas em dimensões inéditas.

História

História

É muito impressionante que os construtores do tempo tenham tido a capacidade de cortar, moldar e ainda transportar pedras de mais de 16 toneladas por centenas de metros sem dispor de rosas ou mesmo animais de tração. Estes peregrinos viviam em um mundo sem escrita, metais ou cerâmicas, para quem se aproximava do tempo vindo de baixo, os pilares se assomavam como gigantes e também inflexíveis e os animais entalhados, ficariam tremeluzindo a luz do fogo, devendo parecer praticamente emissários de um mundo espiritual que a mente humana esteja talvez apenas começando a conhecer.

Imagem de Amostra do You Tube

O Grande Mistério Para Os Arqueólogos

Diversos arqueólogos vem escavando o GöbekliTepe e tentando descobrir seus misteriosos significados. Já se sabe porém que esse sítio é o mais importante, depois de uma série de descobertas inesperadas que certamente revolucionaram as idéias anteriores sobre o passado remoto de nossa humanidade. Para se teridéia, há menos de 20 anos a maior parte dos estudiosos ainda acreditava saber que a época, o local e ainda a sequência aproximada de períodos da Revolução Neolítica, bem como a sua crucial transição foi o que resultou no surgimento da agricultura transformando o modo de vida do homem. Estes que passaram de caçadores coletores em grupos esparsos passando a viver em povoações agrícolas que mais tarde vieram a se tornar sociedades tecnologicamente refinadas, repletas de grandes tempos, torres, reis, e ainda sacerdotes que dirigiam todo o trabalho realizado dos súditos e ainda registravam por escrito os seus feitos. Diversas descobertas recentes tem sido feitas, porém o tempo de GöbekliTepe faz muitas coisas serem reconsideradas.

Para se ter uma idéia, no início da Revolução Neolítica, foi vista como um evento isolado, e um lampejo de genialidade, acontecendo em um único local. A Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates região onde hoje é o Iraque, teria se difundido para países como a índia, Europa, e outras partes do mundo. A grande parte dos arqueólogos supunham que esse repentino florescimento de uma civilização um pouco mais moderna resultaria em mudanças ambientais, um aquecimento gradual e os fins da idades do gelo, permitindo que as pessoas pudessem começar a cultivar plantas e também criar animais em abundância. Os novos estudos sugerem ainda que a revolução, na verdade passou a ser obra de muitas mãos, em uma área praticamente imensa, no decorrer de milhares de anos a fio, podendo ser impulsionada não apenas pelo ambiente porém por um fator diferenciado.

Pedras Sobre Pedras

As construções foram feitas com pedras retangulares, de duas em duas, uma sobre a outra, em um formato de T. Cada uma conta com até 6 metros de altura, e até 2 metros de largura, chegando a 60 toneladas. Estima-se que tenha sido necessária a força de mais de 500 pessoas para as erguer.

Os quatro tempos descobertos, de um total que poderá passar de 20 estão enterrados em uma montanha, em um período de 300 metros de diâmetro, e sua real finalidade é um mistério. Contam com um formato circular, com cômodos que são divididos por paredes de pedra.

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

Pedra da Gávea: Ponto Turístico do Rio de Janeiro

Pedra da Gávea: Ponto Turístico do Rio de Janeiro(0)

A Pedra da Gávea nada mais é do que um grande monólito de gnaisse onde seu cume fica localizado na Barra da Tijuca, e se estende até os bairros deJoá, do Itanhangá e de São Conrado. Fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. Com um topo de granito que fica há mais de 800

Turismo Cultural: A Cada Viagem uma Nova Descoberta

Turismo Cultural: A Cada Viagem uma Nova Descoberta(0)

Grauman’s Chinese Theatre Muita gente sonha em conhecer Hollywood e não é à toa. A cidade dos artistas, como é conhecida mundialmente, é a terra do cinema. Até hoje diversos estúdios estão localizados por lá. Se você não sabia, agora sabe que Charlie Chaplin, o grande diretor do cinema mudo, foi um dos primeiros a

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade