Pedra da Gávea: Ponto Turístico do Rio de Janeiro

A Pedra da Gávea nada mais é do que um grande monólito de gnaisse onde seu cume fica localizado na Barra da Tijuca, e se estende até os bairros deJoá, do Itanhangá e de São Conrado. Fica localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Com um topo de granito que fica há mais de 800 metros sobre o nível do mar é considerado o maior bloco de pedra existente a beira mar no mundo.

Turismo Rio de Janeiro

Turismo Rio de Janeiro

É bastante conhecida pelas pessoas como uma esfinge e tem diversas histórias contraditórias, o que desperta uma grande admiração por toda a sua imponência e seus misteriosos formatos. Este é um dos pontos mais extremos do parque nacional da Floresta da Tijuca e também é um dos mirantes considerados mais espetaculares de se visitar na região.

A história mais antiga e mais conhecida conta que esta montanha teria sido esculpida por antigos fenícios, estes que deixaram o rosto de seu imperador esculpido na pedra, que fica no ar, e além disso existia um grande portal que levaria as pessoas para outras dimensões. Outras lendas ainda citam que em seus olhos existem vários antigos textos fenícios que ainda não puderam ter sido decifrados. Existe na região além disso uma série de sítios arqueológicos como também diversos caminhos de pedras e senzalas do temo colonial.

Imagem de Amostra do You Tube

De Onde Surgiu Este Nome

O nome “Pedra da Gávea” surgiu devido a mítica expedição de Gaspar de Lemos, esta que começou no ano de 1501 onde participaram personalizadas como Américo Vespúcio, onde a cidade do Rio de Janeiro teria recebido seu nome. Esta foi a primeira localidade carioca que recebeu um nome em português. Depois de ter sido avistada em 1502 pelos marujos que pudferam ver a sua forma de um cesto de gávea, foi então que isto teria dado origem para o nome utilizado em toda a região.

Imagem de Amostra do You Tube

Os Ecossistemas da Região

O ecossistema da Pedra da Gávea é bastante característico de Mata Atlântica, apesar disto ainda é possível encontrar alguns resquícios de mata original em pontos de difícil acesso. Podemos encontrar bromélias, orquídeas, entre várias outras espécies.

A vegetação que existe no topo da montanha vem muito prejudicada pelo homem. Todos os resíduos deixados, e também os descuidos por incêndios que são causados por balões cada vez mais vem destruindo este local.

Devido a ação do tempo, com as constantes variações de temperatura, várias pedras estão soltas e o processo de erosão vem acontecendo de forma bastante extensa. A perda de toda a cobertura de vegetação contribui para isso, onde diversos desmoronamentos já aconteceram.

Existe uma suposta inscrição esculpida em uma rocha que seria talvez de fenícios, que estiveram no Brasil há milhares de anos antes dos descobridores.

A Pedra da Gávea certamente é uma das montanhas mais frequentadas do estado do Rio de Janeiro e também do Brasil, apesar disto conta com uma triste estimativa, ela também é a montanha onde acontece o maior número de acidentes mortais, que muitas vezes acontecem devido a pessoas que tem pouca ou mesmo nenhum tipo de experiência para subir as suas inclinadas encostas buscando aventura, apesar disto, infelizmente sem equipamentos adequados e sem uma companhia de profissionais adequados na área não é possível explorar a região em sua totalidade.

Certamente esta é a região que se pode fazer caminhada mais bonita da cidade do Rio de Janeiro, apesar disto a sua trilha costuma ser muito cansativa já que conta com trechos mais técnicos e deverá ser realizada por pessoas que tenham experiência na área e ainda com equipamentos que sejam adequados. O passeio demora entre duas a quatro horas para realizar todo o percurso. Ao final da trilha é possível se encontrar a famosa e também bastante procurada escalada da carrasqueira, que nada mais é do que um paredão de pedras que tem mais de 30 metros de altura. Em todo o percurso é possível se encontrar exuberantes exemplares de Mata Atlântica bem como uma pequena cachoeira onde é possível se refrescar nos dias que estiverem mais quentes.

Um Local Mágico Que Deve Ser Visitado Sem Questionar

A região além de ser cercada de lendas e também histórias que levam qualquer um a querer conhecer toda a região, em seu cume, você encontra uma localização geográfica bastante privilegiada, além de um mirante perfeito onde é possível se visualizar praticamente toda a cidade. Ao se olhar para a face norte, é possível se ver alguns morros do parque, tendo um destaque para o morro da Pedra Bonita e também a Aguilhinha da Gávea. Além disso é possível visualizar a região do Jacarepaguá, todo bairro da Barra da Tijuca, o recreio e ainda o grande maciço da Pedra Branca.

Finalizando a visualização, você pode olhar para o leste, onde é a vista mais bonita que você poderá observar a Praia de São Conrado, as torres de granito que foram o belíssimo morro dos Dois irmãos que é um dos cartões postais mais visitados da cidade, além disso aos seus pés existe a gigantesca favela favela da rocinha. Ao fundo de sua vista você poderá encontrar a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Baia da Guanabara além de outro ponto turístico da região que é a Pedra do Elefante que fica na cidade de Niterói, até mesmo é possível se visualizar a Praia de Itaipuaçú, que fica na região de Maricá.

Saiba Mais

Saiba Mais

Para quem quiser escalar a região existem várias alternativas que variam desde o mais básico até os caminhos mais íngremes, são mais de 20 vias com mais de 350m de extensão, e a mais conhecida certamente é a Travessia dos Olhos. Para que se escale neste sentido é importante escalar bem em horizonteis, apesar de não ser tecnicamente algo difícil é um travessia que sempre impressiona até mesmo escaladores experientes.

O acesso a região da Pedra da Gávea é possível ser feito pela Barra como por São Conrado. Por estas regiões é possível se chegar ao Parque nacional da Tijuca. Uma boa indicação é fazer o passeio em qualquer época do ano mesmo no verão que a temperatura pode chegar a 40 graus.

Outros Artigos

O Templo Mais Antigo do Mundo

O Templo Mais Antigo do Mundo(0)

Certamente as civilizações são impulsionadas por forças ecológicas, bem como pela natureza cega ou ela é na realidade um produto da mente humana, que é capaz de criar sentidos e de os simbolizar de forma a reorganizar toda a natureza e ainda nossos instintos para os humanizar a medida em que humanizamos  o nosso mundo.

Turismo Cultural: A Cada Viagem uma Nova Descoberta

Turismo Cultural: A Cada Viagem uma Nova Descoberta(0)

Grauman’s Chinese Theatre Muita gente sonha em conhecer Hollywood e não é à toa. A cidade dos artistas, como é conhecida mundialmente, é a terra do cinema. Até hoje diversos estúdios estão localizados por lá. Se você não sabia, agora sabe que Charlie Chaplin, o grande diretor do cinema mudo, foi um dos primeiros a

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2019 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade