Ciclo da Borracha no Amazonas

Um dos ciclos econômicos com mais relevância para a história do Brasil é o Ciclo da Borracha no Amazonas. Esse período está ligado à extração e exportação da borracha, e o grande centro desse ciclo foi a Amazônia que sofreu bastante com a extração intensa e desordenada.

Ciclo da Borracha no Amazonas

Ciclo da Borracha no Amazonas

Mas, além do lado negativo para a natureza, o Ciclo da Borracha no Amazonas trouxe desenvolvimento econômico e social para a região, que antes estava relegada ao esquecimento do país. Houve a atração de riquezas e também mudanças culturais e sociais para essa região.

Ciclo da Borracha no Amazonas

Ciclo da Borracha no Amazonas

O primeiro Ciclo da Borracha no Amazonas ocorreu de 1879 a 1912; como não foram encontradas riquezas como ouro ou minerais preciosos, a borracha foi a única riqueza encontrada nessa região.

Ciclo da Borracha no Amazonas

Ciclo da Borracha no Amazonas

Esse ciclo quase trouxe problemas internacionais para o Brasil, devido ao fato de que trabalhadores do Acre estavam avançando cada vez mais os limites com a Bolívia. O segundo Ciclo da Borracha no Amazonas aconteceu no período de 1942 a 1945, anos da Segunda Guerra Mundial.

Outros Artigos

Jornalistas Mais Bem Pagos do Brasil

Jornalistas Mais Bem Pagos do Brasil(0)

Os jornalistas são profissionais como qualquer um outro, explicando melhor, que optam por uma profissão sem desejar a fama ou ser uma celebridade. São profissionais e ponto e não pessoas do meio artístico. Porém, uma pequena parte, principalmente aqueles que se dedicam a televisão, acabam se tornando celebridades. O poder de entrar na casa dos

Corrupção do Brasil: Saiba Mais Detalhes

Corrupção do Brasil: Saiba Mais Detalhes(0)

A corrupção é bem mais nociva do que pode parecer. O dinheiro que é desviado dos cofres públicos deixa de atender as necessidades dos cidadãos, como o serviço de atendimento público hospitalar, habitação, segurança, educação, infraestrutura e muito mais. Obviamente a corrupção no Brasil em qualquer lugar do mundo é crime, no nosso país, prevista

Tipos de Vias de Trânsito: Características Gerais

Tipos de Vias de Trânsito: Características Gerais(0)

Vários tipos de vias fazem parte das ruas, estradas e rodovias brasileiras. As vias precisam se diferenciar por questões de segurança existente dentro do trânsito. Por exemplo, algumas vias possuem maior velocidade permitida do que em outras. Existem algumas utilizadas apenas para disponibilizar o acesso para zonas residenciais. Já em outras pode existir movimentação alta

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica(0)

A Floresta Amazônica é considerada por muitos cientistas como o pulmão da terra, porém, enfrenta diversos problemas como a devastação, extinção de espécies tanto da flora quanto da fauna dentre outras questões muito sérias. O mais interessante é pensar que grande parte dessa floresta ainda é desconhecida pelo homem. Para se ter uma ideia, a

Crescimento Equilibrado e Inclusivo

Crescimento Equilibrado e Inclusivo(1)

É comum ouvir dizer que o Brasil está crescendo economicamente em ritmo acima do demonstrado pelas grandes potências que sofrem com a crise mundial. O país está entre as nações com maior diferença social, na qual os ricos aumentam o capital enquanto que os pobres sobrevivem com salário mínimo que aumenta junto com a inflação.

leia mais

1 comentário

#1Marcos Alberto17 de novembro de 2013, 22:52

É chato até de comentar, pois o próprio povo brasileiro é corrupto. Tudo que se quer se compra. Até a habilitação de motorista, analfabeto tira. O único jeito de arrancar todo o congresso é anulando o voto. Mais é muito difícil pois reclamaram tanto da copa do mundo no Brasil, porém os ingressos já foram todos vendidos, então anular é utopia. O Brasil existe muita gente conivente com a corrupção. Já começa pela própria família dos corruptos. A Rosane Collor usufruiu da corrupção depois que separou é que veio delatar o ex marido. A esposa do do Pita outra delatora que usufruía também. E as mulheres e filhos que gostam da vida de mordomia e fazem vista grossa para o marido corrupto, e ainda defendem o marido como a família do Genoino. O país está 20 anos a deriva. Eu não acredito em mais ninguém. Quando você acaba de ver na TV uma noticia de corrupção, logo em seguida sai outra. Igual da equipe do Guido Mantega. Se na casa os filhos são corruptos como vou confiar nos pais. Os órgãos públicos, policia, congresso, ONGs, tudo corrompido, até o STF metade é de partidos e metade é das leis. As leis severas os políticos não votam com medo de serem pegos. O básico de um governo o povo não tem? A roubalheira é de milhões e bilhões. Corrupto vai preso e não devolve o que roubou e não confiscam o que foi roubado. Quem reclamava da ditadura são os corruptos de hoje. Comentar por comentar e não ter solução é melhor não comentar. A única decisão particular eu já tomei. Meu voto é nulo. Os 31 partidos do Brasil nenhum deles me representam.

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade