A História da MTV No Brasil

Provavelmente uma das redes de televisão que faz parte da vida de quase todo adolescente atualmente e fez parte da vida apenas alguns milhões de jovens e adultos espalhados por todo o mundo, a MTV conquistou milhões de telespectadores por onde é exibida e vem fazendo historia, que tal saber um pouco mais sobre a emissora?

A MTV

Como foi dito anteriormente, a MTV é um canal de televisão que surgiu nos Estados Unidos da América, mais precisamente em Nova Iorque. Quando criado o canal tinha o intuito de apresentar os vídeo clipes dos mais variados tipos musicais, e esses clipes eram apresentados pelo o que conhecemos por VJ’s, os Vídeo Jockeys.

MTV

MTV

O diferencial da MTV estava exatamente no fato de só exibir clipes durante toda a sua programação, porém com o tempo a emissora começou a diversificar a sua programação e com isso foi introduzindo novos formatos de programas e em sua maioria são os Reality Shows, os programas tipo o Big Brother, Ídolos, The Voice e tantos outros que lotam a programação da TV aberta brasileira. Os outros programas são basicamente de cultura pop, voltado para  o público jovem em geral.

Um Pouco da Historia da MTV

A emissora foi criada com base nos investimentos das empresas Warner Communications American Express. Quem realmente comandava era a MTV Networks, porém isso foi apenas no inicio no mês de agosto de 1981. Em pouco tempo a empresa foi vendida para a Viacom E com isso começou a se tornar o sucesso que hoje conhecemos.

O diferencial da MTV foi exatamente o modo como foi feito, o fato de ter sido inovadora ao misturar os clipes que eram transmitidos diariamente, normal 24 horas por dia, sem cessar. em seguida a implementação dos VJ’s fez com que o canal se torna-se mais dinâmico, os VJ’s se tornaram sinônimo de status, se tornou “legal” ser VJ’s, ser amigo de VJ’s. Os artistas começaram a se envolver com o canal, fãs começaram a aparecer surgiram eventos musicais, jornais que falam somente sobre música e muitas, mas muitas promoções que fazem o canal está em constante movimentação.

A Revolução No Mundo da Música

Por mais que hoje pareça ser obsoleto a MTV fez uma grande revolução na forma de apresentar a música as pessoas, fazendo com que o mundo pop se aproxima-se das pessoas através da TV. A MTV se popularizou, assim como os VJ’s, a emissora se tornou referência para eventos musicais, para astros do mundo da música, para os lançamentos que aconteciam, além de reverenciar os profissionais que mais se destacavam. Ou seja, I Want my MTV foi sinônimo de revolução, foi sinônimo de fazer parte da sociedade.

Imagem de Amostra do You Tube

A Mudança da MTV

Pode parecer estranho, afinal em time que está ganhando não se mexe, mas as necessidades das emissoras de TV são completamente diferentes, por isso foi-se modificando a forma de se fazer TV na MTV. E assim foi entrando na grade de programação programas que saiam do mundo da música e adentravam no cotidiano das pessoas.

É nesse momento em que os Reality Shows, comentados pouco mais acima, entram em cena e se tornam as principais atrações da MTV, fazendo com que o público comece a ficar desgostoso, afinal para eles a MTV é música e não programas. Os telespectadores querem ver clipes, querem cantores, cantoras, bandas, enfim eles querem música, fazendo com que a haja um certo descontentamento do público com a emissora.

E  A MTV No Brasil? Quando Chegou? Se Firmou?

Claro que o Brasil não poderia ficar de fora da sensação, apesar de que a emissora só chegou em terras tupiniquins no final de 1990, mais precisamente no dia 20 de outubro ao meio dia, nesse dia a ex-VJ e hoje apresentadora Astrid Fontenelle entrava no ar, na primeira MTV de televisão aberta e já saudava-nos com um sonoro: “está no ar, a MTV Brasil!”.

A emissora brasileira fazia parte de uma concessão da MTV americana, o Grupo Abril comprou 25% dos direitos e passou a transmitir clipes e programas. O mesmo sucesso que foi nos Estados Unidos, acabou acontecendo aqui no Brasil. VJ’s se tornaram pessoas  famosas e muita gente que hoje é considerada ícone da televisão brasileira, já passou pela tela da MTV Brasil.

O Fim da MTV Brasil?

Em 2009, depois de 19 anos de uma emissora bem sucedida, a MTV Brasil começa a dar sinais de desgaste. E sim podemos considerar esse como o inicio do fim da MTV Brasil, com os altos investimentos em programas similares aos chamados enlatados americanos, o público começou a não assistir tanto a emissora que era sinônimo de audiência.

Quando foi em 2012 vários jornalistas com especialidade em mídia, começaram a falar dos problemas da emissora mais abertamente. eles afirmavam que o Grupo Abril iria vender ou devolver os direitos sobre a marca o mais breve possível para a Viacom. Mesmo com todos os indícios, os VJ’s brasileiros faziam de tudo para desvincular essa imagem, criavam paródias e apresentavam, ou seja eles tiravam sarro da própria desgraça sem saberem que iriam sim ficar desempregados.

MTV Brasil

MTV Brasil

A confirmação da devolução da marca MTV veio em meados de 2013, quando o Grupo Abril confirmou que iria se desfazer da TV e não iria abrir nenhuma nova tv como se foi especulado. A primeira VJ que apareceu na tela da MTV, lá em 1990 voltou a emissora para se despedir, Astrid Fontenelle se comoveu com o fim que a emissora que abriu as portas para seu trabalho estava tendo, então ela apresentou uma chamada no ultimo dia de transmissão da programação da MTV Brasil.

A marca da MTV Brasil foi exatamente o fato de tentar fugir dos enlatados americanos, os reality shows que tanto lotam a programação brasileira. Aqui a grade era constituída por muitos programas humorísticos e assim foi até o seu final, quando os VJ’s faziam graça com a situação em que se encontravam.

Entretanto, não se sintam órfãos, a Viacom manteve a MTV, porém com outro formato e outros programas, lembrando que a MTV não se encontra mais em tv aberta, ou seja, só quem tem tv a cabo pode assistir, se você é fã aproveite e curta um pouco da MTV.

Imagem de Amostra do You Tube

Outros Artigos

Pontos Positivos das Crianças Arteiras

Pontos Positivos das Crianças Arteiras(0)

Os pais e professores ficam de cabelo em pé com as crianças arteiras, que também são chamadas de traquinas, pestinhas, agitadas, etc. A verdade, é que ter um filho que dá um pouco mais de trabalho pode ter o seu lado positivo, como tudo na vida. Veja, a seguir, alguns pontos positivos de uma criança

Como as Pérolas Se Formam?

Como as Pérolas Se Formam?(0)

As pérolas fascinam muitas pessoas que gostam de contar com belos ornamentos, porém, para muitas pessoas a maneira como elas se formam dentro das conchas ainda é um mistério. Pensando em aproximar cada vez mais as pessoas de itens que lhe despertam interesse vamos explicar como as pérolas se formam. Vale à pena conferir essa

Mitos Sobre Bebês

Mitos Sobre Bebês(0)

Toda mãe, seja de primeira, segunda ou terceira viagem, tem algumas dificuldades para cuidar do seu bebê. É certo que todas buscam acertar para garantir que os seus pequenos cresçam com saúde. No entanto, como saber o que faz bem e o que faz mal para os bebês com tantas recomendações, conselhos e até mesmo

O Que é o Aerossol?

O Que é o Aerossol?(0)

O aerossol consiste em dois líquidos que são armazenados juntos numa mesma lata. Um dos conteúdos da lata é o produto em si que pode ser um desodorante, inseticida, creme de barbear etc e o outro conteúdo é o que chamamos de propelente. Uma substância que tem como função dar impulso para que a outra

Efeitos da Altitude no Corpo Humano

Efeitos da Altitude no Corpo Humano(0)

Você já deve ter ouvido falar sobre os efeitos da altitude no corpo humano, seja num jogo de futebol transmitido pela TV em que o narrador insiste que os atletas brasileiros estão correndo pelo menos por causa da altitude ou mesmo em algum documentário. Mas, afinal realmente existem esses efeitos e quais são eles? Desembarcar

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade