Mitos Sobre Bebês

Toda mãe, seja de primeira, segunda ou terceira viagem, tem algumas dificuldades para cuidar do seu bebê. É certo que todas buscam acertar para garantir que os seus pequenos cresçam com saúde. No entanto, como saber o que faz bem e o que faz mal para os bebês com tantas recomendações, conselhos e até mesmo verdades tidas como absolutas?

Com certeza você já ouviu algum conselho de uma amiga ou familiar sobre o que pode ou não, sobre ter ou não um animal de estimação com o bebê em casa, sobre como alimentá-lo enfim sobre tudo o que diz respeito a educar seu filho. Para te ajudar a desvendar quais são os bons e os maus conselhos que as pessoas nos dão elaboramos um artigo sobre os mitos e verdades a respeito de bebês.

Mito – Chupeta Entorta os Futuros Dentes do Bebê

Esse é um dos mitos clássicos sobre bebês, mas saiba que o uso de chupeta durante o primeiro ano de vida dificilmente irá comprometer ou alterar a dentição do pequeno fazendo com que os seus dentes nasçam foram da posição ou tortos. Até completarem um ano os bebês tem em média oito dentes e não tem tempo suficiente para que a chupeta cause alterações ósseas.

Se realmente existirem alterações causadas pela chupeta as mesmas somente poderão ser percebidas entre 18 e 24 meses de vida quando o pequeno deve deixar a chupeta de lado. Uma forma de se sentir mais segura ao dar a chupeta para o seu filho é deixar que ele use o acessório por um período curto de tempo.

Mito – Beber Cerveja Preta Aumenta a Produção de Leite

Além de ser mito é perigoso, pois é proibido que mulheres que estão amamentando consumam bebidas alcoólicas nesse período. Por trás desse mito existe uma explicação que é a de que a cerveja é diurética de maneira que a mulher faz xixi mais vezes e assim precisa beber mais líquidos.

É o consumo de líquidos que aumenta a produção de leite e não a de cerveja preta. Sendo assim beba bastante líquido (não alcoólico) e coloque seu bebê para mamar mais vezes, pois isso também estimula a produção de mais leite.

Mito – Bebês Não Podem Dormir de Barriga Para Cima Senão Regurgitam e Esgasgam

Um grande mito, pois a posição de barriga para cima é a mais segura e confortável para o pequeno. Aliás, essa posição é a melhor para evitar a morte súbita da criança, quando o bebê falece enquanto dorme.

A principal preocupação das mães é que o bebê engasgue caso regurgite, saiba que isso não acontece uma vez que normalmente apenas uma quantidade pequena de líquido é expelida e a mesma é escorrida pelos lados da boca.

Mito – Precisa Acordar o Bebê Para Mamar nos Primeiros Meses

Quando o bebê está crescendo e ganhando peso como se deve não se mostra necessário acordá-lo para mamar nem de dia e nem de noite. Procure seguir o esquema de livre demanda e ofereça para o pequeno o peito quando ele desejar. Contudo, existem duas situações que são exceção dentre as quais estão as quatro primeiras semanas do bebê, pediatras aconselham que o bebê seja acordado para mamar caso ele não acorde de quatro em quatro horas.

O bebê não pode ficar mais de quatro horas sem mamar, pois isso pode causar hipoglicemia (baixa quantidade de açúcar no sangue) o que pode acarretar um sonolência profunda e até mesmo lesões neurológicas. Os bebês que nasceram prematuros também necessitam de atenção especial. Uma forma de despertar o bebê é trocar a sua roupinha. 

Verdade – Mamãe Ansiosa Deixa o Bebê com Cólica

Por mais que isso pareça mito e não tenha nenhuma comprovação científica os médicos afirmam que a ansiedade da mãe é transmitida para o bebê que fica mais agitado. Durante os primeiros três meses de vida é mais comum que o bebê tenha cólicas devido ao seu sistema digestivo imaturo.  Conforme o bebê cresce as cólicas tendem a ser reduzidas e desaparecer.

Imagem de Amostra do You Tube

Verdade – A Escola Abre Portas Para Doenças

As crianças até dois anos de idade ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido e devido a isso ficam mais suscetíveis a infecções. Num ambiente em que existem muitas crianças se tem mais chances de que o bebê pegue alguma doença como gripes e resfriados. Porém, isso tem o seu lado bom já que o bebê vai ganhando mais resistência.

Mito – Papinha Boa é Papinha Batida no Liquidificador

Jamais se deve bater a papinha do bebê no liquidificador, pois isso faz com que ela perca as fibras e nutrientes. Além disso, quando se oferece uma massa de papinha você não deixa que se filho aprenda a diferenciar o sabor e a textura dos alimentos o que não vai ajudar na alimentação futura dela.

A melhor forma de proceder é passar a papinha pela peneira nas primeiras vezes e depois dos 7 meses de idade começar a amassar com o garfo. Assim você incentiva a mastigação da criança bem como o desenvolvimento da musculatura facial e o nascimento dos dentes.

Imagem de Amostra do You Tube

Mito – Cara Feia Para Comida é Sinal de Que Não Gostou

Os bebês fazem muitas caretas e cospem boa parte das papinhas que lhe são dadas por um simples motivo o seu paladar desconhece aquele sabor. A cara feia não significa que ele não gostou e sim que não reconheceu.

Dessa forma, insista para que ele coma, pois em pouco tempo o paladar se acostuma e ele começará a abrir a boca por vontade própria para receber a papinha. Uma dica para que ele se acostume mais rapidamente é lhe oferecer os alimentos sem estarem misturados.

Mito – Cães Dão Alergia a Bebês

É um mito porque não se trata de uma regra, aproximadamente 20% das crianças manifestarão algum tipo de alergia e dessas apenas 30% terão ligação com animais. Quando um bebê manifesta alergia por um animal acontece que o seu organismo entra em contato com o pelo do mesmo e o seu sistema imunológico entende que se trata de algo perigoso.

No entanto, isso não acontece com todo mundo e estudos apontam que quanto mais prematuro o contato com os animais mais chances a criança terá de não ter alergia aos mesmos.

Outros Artigos

Pontos Positivos das Crianças Arteiras

Pontos Positivos das Crianças Arteiras(0)

Os pais e professores ficam de cabelo em pé com as crianças arteiras, que também são chamadas de traquinas, pestinhas, agitadas, etc. A verdade, é que ter um filho que dá um pouco mais de trabalho pode ter o seu lado positivo, como tudo na vida. Veja, a seguir, alguns pontos positivos de uma criança

Como as Pérolas Se Formam?

Como as Pérolas Se Formam?(0)

As pérolas fascinam muitas pessoas que gostam de contar com belos ornamentos, porém, para muitas pessoas a maneira como elas se formam dentro das conchas ainda é um mistério. Pensando em aproximar cada vez mais as pessoas de itens que lhe despertam interesse vamos explicar como as pérolas se formam. Vale à pena conferir essa

O Que é o Aerossol?

O Que é o Aerossol?(0)

O aerossol consiste em dois líquidos que são armazenados juntos numa mesma lata. Um dos conteúdos da lata é o produto em si que pode ser um desodorante, inseticida, creme de barbear etc e o outro conteúdo é o que chamamos de propelente. Uma substância que tem como função dar impulso para que a outra

Efeitos da Altitude no Corpo Humano

Efeitos da Altitude no Corpo Humano(0)

Você já deve ter ouvido falar sobre os efeitos da altitude no corpo humano, seja num jogo de futebol transmitido pela TV em que o narrador insiste que os atletas brasileiros estão correndo pelo menos por causa da altitude ou mesmo em algum documentário. Mas, afinal realmente existem esses efeitos e quais são eles? Desembarcar

A História da MTV No Brasil

A História da MTV No Brasil(0)

Provavelmente uma das redes de televisão que faz parte da vida de quase todo adolescente atualmente e fez parte da vida apenas alguns milhões de jovens e adultos espalhados por todo o mundo, a MTV conquistou milhões de telespectadores por onde é exibida e vem fazendo historia, que tal saber um pouco mais sobre a

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade