O Que é o Aerossol?

O aerossol consiste em dois líquidos que são armazenados juntos numa mesma lata. Um dos conteúdos da lata é o produto em si que pode ser um desodorante, inseticida, creme de barbear etc e o outro conteúdo é o que chamamos de propelente. Uma substância que tem como função dar impulso para que a outra saia da lata. Dessa forma um aerossol é a mistura de um produto e um propelente. Em geral o agente propelente é um gás líquido.

Aerosol

Aerosol

A História do Aerossol

Como já explicamos acima o aerossol consiste basicamente numa dispersão de um líquido (ou um sólido em alguns casos) num gás. O gás possui uma suspensão de matérias líquidas ou sólidas na forma de partículas bem finas. No caso do gás ter suspensão de matérias sólidas se destina ao fumo e se tem matérias líquidas se dá para névoa.

A invenção do aerossol se deu no ano de 1929 quando o inventor e engenheiro da Noruega, Erik Rotheim, fez o registro de uma patente em que ele descrevia usar recipientes de pressão junto com uma válvula para liberar o produto com a forma de um spray.

Aplicações do Aerossol

Os aerossóis têm muito mais aplicações do que imaginamos, pois além de produtos como creme de barbear e inseticidas podem ser usados na medicina para processos de desinfecção e também em processos de inalação. Muito aplicados na alimentação e na cosmética tem largo uso ainda na limpeza doméstica e ainda em produtos industriais e farmacêuticos.

Inseticidas

Os reis da polêmica dos aerossóis, os inseticidas, tinham como agente propelente o CFC (que como explicaremos abaixo deixou de ser usado em grande parte desses produtos). Foi em 1989 que todos os produtores de produtos com aerossol decidiram retirar da fórmula dos seus produtos o CFC de maneira voluntária. Apenas alguns poucos produtores de medicamentos de inalar utilizam o CFC como agente propelente.

Gás Líquido?

Apesar de parecer confuso é exatamente o fato de que o gás é líquido que faz com que o aerossol tenha a propulsão necessária para sair de dentro da lata quando o spray é acionado. Assim que o spray é pressionado acontece uma grande pressão dentro da lata que faz com que o gás que é usado como propelente fique comprimido e assim se torne um líquido que acaba se misturando ao produto em si.

A Válvula do Spray

Se ninguém aciona a válvula de spray os dois líquidos permanecem intactos dentro da lata, porém, assim que alguém aciona essa válvula começa uma grande pressão dentro da embalagem porque a pressão é reduzida e uma parte do gás líquido propelente se expande com grande agitação e se transforma num verdadeiro gás. O volume acaba se tornando muito grande para ficar dentro do frasco e com isso ele acaba escapando e junto leva para fora parte do produto.

Lata Gelada

Aliás, a transformação do líquido em gás também nos ajuda a compreender porque a lata fica gelada depois que acionamos o spray. No momento em que chacoalhamos a embalagem as moléculas que ficam dentro dela de gás liquefeito se agitam e dessa forma precisam conseguir espaço dentro da própria embalagem para que seja possível expandir.

A passagem de uma substância do estado líquido para o gasoso exige que ela consuma energia de algum lugar. Essa energia no caso do aerossol vem do calor da lata e devido a isso a temperatura cai bruscamente.

GLP

Atualmente o processo do aerossol é possível devido ao uso do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). O GLP é o substituto dos polêmicos CFCs (clorofluorcarbonos) que eram utilizados como propelentes até os anos 1980. Apesar de desempenhar muito bem o seu papel de propelente os CFCs eram extremamente danosos para a camada de ozônio do planeta.

O Passo a Passo do Aerossol

Energia do Calor

A embalagem de um aerossol contêm duas substâncias, uma que é a de verdadeiro interesse e aquela que serve apenas como propelente (gás liquefeito que se encontra em sua forma líquida).

Assim que a válvula do spray é pressionada o seu conteúdo fica exposto a pressão do ambiente que é bem menor do que aquela que está dentro da lata. Com isso boa parte das moléculas do propelente se expande e dessa forma se torna gás e vai para fora da lata o que forma a saída do produto junto.

Depois do Agito

Depois que o jato do aerossol sai da embalagem ainda restam algumas moléculas do propelente no seu estado gasoso. Quando a embalagem é novamente agitada boa parte dessas moléculas acaba diluída no conteúdo líquido que está dentro da embalagem. Surgem espaços livres entre as moléculas líquidas que se expandem e acabam se transformando em gás. Essa é a reação responsável por deixar a lata gelada.

Botão Mágico

O botão mágico nesse caso é o dispositivo que é responsável por abrir e fechar a válvula de forma a liberar ou guardar o conteúdo do spray. Assim que esse botão é pressionado as substâncias da embalagem ficam expostas a pressão do ambiente devido a existência de uma pequena abertura.

Uso Completo

O conteúdo despressurizado passa e sai na forma do jato característico do aerossol devido a uma abertura que existe no fundo da lata. É exatamente isso que garante que todo produto seja utilizado.

Na Dose Certa

Você já deve ter percebido que quando agita a embalagem de um aerossol escuta o barulho de uma pequena bolinha que se mexe lá dentro. A função dessa bolinha é fazer a mistura do produto em questão com o agente propelente. Com isso quando a válvula é acionada os dois saem da embalagem já na sua proporção correta. Se não existisse esse mecanismo o jato acabaria saindo com muito mais gás que produto.

Aerossol Natural?

Existem casos de aerossóis naturais, o aerossol atmosférico que tem a sua origem na vegetação viva, nos vulcões, pulverização da água, tempestades de areia, incêndios em florestas entre outros. A versão natural do aerossol está presente em cerca de 10% da quantidade total desse tipo de produto na atmosfera.

Outros Artigos

Pontos Positivos das Crianças Arteiras

Pontos Positivos das Crianças Arteiras(0)

Os pais e professores ficam de cabelo em pé com as crianças arteiras, que também são chamadas de traquinas, pestinhas, agitadas, etc. A verdade, é que ter um filho que dá um pouco mais de trabalho pode ter o seu lado positivo, como tudo na vida. Veja, a seguir, alguns pontos positivos de uma criança

Como as Pérolas Se Formam?

Como as Pérolas Se Formam?(0)

As pérolas fascinam muitas pessoas que gostam de contar com belos ornamentos, porém, para muitas pessoas a maneira como elas se formam dentro das conchas ainda é um mistério. Pensando em aproximar cada vez mais as pessoas de itens que lhe despertam interesse vamos explicar como as pérolas se formam. Vale à pena conferir essa

Mitos Sobre Bebês

Mitos Sobre Bebês(0)

Toda mãe, seja de primeira, segunda ou terceira viagem, tem algumas dificuldades para cuidar do seu bebê. É certo que todas buscam acertar para garantir que os seus pequenos cresçam com saúde. No entanto, como saber o que faz bem e o que faz mal para os bebês com tantas recomendações, conselhos e até mesmo

Efeitos da Altitude no Corpo Humano

Efeitos da Altitude no Corpo Humano(0)

Você já deve ter ouvido falar sobre os efeitos da altitude no corpo humano, seja num jogo de futebol transmitido pela TV em que o narrador insiste que os atletas brasileiros estão correndo pelo menos por causa da altitude ou mesmo em algum documentário. Mas, afinal realmente existem esses efeitos e quais são eles? Desembarcar

A História da MTV No Brasil

A História da MTV No Brasil(0)

Provavelmente uma das redes de televisão que faz parte da vida de quase todo adolescente atualmente e fez parte da vida apenas alguns milhões de jovens e adultos espalhados por todo o mundo, a MTV conquistou milhões de telespectadores por onde é exibida e vem fazendo historia, que tal saber um pouco mais sobre a

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade