Pontos Positivos das Crianças Arteiras

Os pais e professores ficam de cabelo em pé com as crianças arteiras, que também são chamadas de traquinas, pestinhas, agitadas, etc. A verdade, é que ter um filho que dá um pouco mais de trabalho pode ter o seu lado positivo, como tudo na vida.

Veja, a seguir, alguns pontos positivos de uma criança considerada arteira e saiba como eles podem beneficiá-la até mesmo na vida adulta.

Imagem de Amostra do You Tube

Crianças Arteiras São Independentes

Analise o comportamento da maioria das crianças arteiras que você conhece. Qual a maior reclamação das pessoas? Geralmente a queixa é de que ela não segue as regras e não tem um bom comportamento.

Na escola, por exemplo, enquanto todas as crianças estão fazendo as suas atividades, sentados, os arteiros estão fazendo outras coisas. O que isso pode trazer de bom? Independência. Crianças consideradas traquinas são mais independentes do que as outras.

Observe o comportamento do seu filho em uma festinha infantil, por exemplo. As crianças arteiras dificilmente passarão vontade. Elas têm a atitude de irem buscar o que querem, que pode ser os brigadeiros na mesa, um pedaço de bolo, etc. Essa é uma característica positiva, desde que essa atitude esteja acompanhada de boa educação, claro.

Crianças Arteiras São Criativas

Como disse Albert Einstein, a criatividade é mais importante do que o conhecimento. Você ainda não se deu conta disso? Saiba que uma pessoa que tem conhecimento, mas não é curiosa ficará estagnada, não terá sede de aprender cada vez mais. Já o curioso, ele nunca se cansa, quer sempre saber como as coisas funcionam, de onde vieram.

Muitos pais recriminam seus filhos, chamando-os de enxeridos. Mas saiba que quando ele enche as pessoas de perguntas não está sendo enxerido, mas sim exercitando a sua curiosidade. Não pode essa sede de conhecimento do seu filho, incentive-o a ser cada vez mais curioso, ensine coisas novas a ele, dê livros. No futuro você verá os frutos que essa atitude irá render.

Crianças Arteiras São Decididas

Os pais geralmente querem que os seus filhos aceitem tudo o que eles impõem, incluindo comer legumes. As crianças mais calmas costumam ceder com maior facilidade, já as arteiras são mais decididas e pode ser impossível convencê-las.

Isso pode até ser visto de forma negativa pelos pais, porém, no futuro, como você quer que o seu filho haja? Aceitando tudo o que lhe é imposto ou se mostrando decidido sobre o que quer?

Claro que os pais não devem cruzar os braços e deixar que as crianças façam apenas aquilo que elas quiserem, afinal é importante aprender que nem sempre a nossa vontade é a que prevalece. Porém, em determinadas situações, impor a nossa vontade e nos mostrarmos decididos é bastante positivo.

Crianças Arteiras São Mais Fortes

Os seres humanos são animais sociais. Ter força de vontade para resistir às pressões sociais é muito importante. As crianças que vão contra a corrente, se vestem de forma diferente e seguem os seus próprios interesses sem se preocupar com os outros devem ser apreciadas.

Se o seu filho é do tipo que não gosta de se vestir igual a todos os outros colegas da escola, e mesmo que seja obrigado a vestir uniforme faz questão de colocar pelo menos uma peça diferente, ele pode ser muito mais do que apenas uma criança arteira. Saiba valorizar a força de uma criança que não quer ser apenas mais uma, ela quer fazer a diferença, e isso é ótimo.

Crianças Arteiras São Sinceras

Quem tem um filho arteiro já deve ter passado por diversas saias justas por causa da sinceridade da criança. Quando ele ganha um presente que não gosta, acaba falando perto de quem presenteou. O mesmo acontece quando a criança vê uma pessoa que tenham determinada deficiência.

Ao invés de recriminar a criança, explique com delicadeza que certas coisas acabam magoando as pessoas e que é melhor não falar. Entretanto, valorize essa sinceridade que ela tem, que é algo tão raro entre os adultos. Ensine a ele que a verdade sempre é o melhor caminho, mas existem algumas situações em que ela não é necessária, como no caso das situações do parágrafo anterior.

Crianças Arteiras Não Têm Medo de Tentar

As crianças, assim como o resto de nós, aprendem fazendo. Elas são grandes solucionadoras de problemas, cheias de astúcia e desenvoltura. Elas aprendem tentando, sem medo de frustrações, diferente da grande maioria dos adultos.

Incentive o seu filho a se manter destemido, ele terá muito a conquistar com isso. Claro que essa ausência de medo tem limites e esse limite está exatamente aonde começam os riscos, principalmente de se machucar ou machucar alguém.

Crianças Arteiras Querem Ser Entendidas

Assim como qualquer outro ser humano, as crianças arteiras só querem ser entendidas. Se ela insiste que quer assistir TV até tarde, não diga apenas um sonoro “não”. Explique as razões para não deixar, diga que ela acabará dormindo muito tarde e sentirá sono na escola ou que o programa não é indicado para a idade dela.

Esse simples ato de mostrar que entendeu o lado da criança faz muita diferença. Mesmo que a resposta seja não, apenas de saber que o pedido dela foi entendido ela se sentirá melhor. Portanto, prefira sempre a conversa a brigas e discussões. Lembre-se de que você está lidando com uma criança.

Imagem de Amostra do You Tube

Crianças Arteiras São Adoráveis

Seus filhos são uma parte de você. Uma das razões pelas quais os pais ficam chateados com os filhos arteiros é que, por amá-los tanto, querem sempre o melhor para eles. Você quer que eles tenham sucesso. Você quer que eles sejam apreciados pelos outros. Você quer que eles sejam felizes.

Se você oferece uma boa educação para seu filho, ensina a ele o que é certo e o que é errado, fique tranquilo. Nem sempre o que parece algo negativo a primeira vista é ruim. Como vimos, uma criança arteira pode ter muito a nos ensinar. Saiba ver o lado bom das atitudes do seu filho. A relação de vocês só tem a ganhar com isso.

Outros Artigos

Como as Pérolas Se Formam?

Como as Pérolas Se Formam?(0)

As pérolas fascinam muitas pessoas que gostam de contar com belos ornamentos, porém, para muitas pessoas a maneira como elas se formam dentro das conchas ainda é um mistério. Pensando em aproximar cada vez mais as pessoas de itens que lhe despertam interesse vamos explicar como as pérolas se formam. Vale à pena conferir essa

Mitos Sobre Bebês

Mitos Sobre Bebês(0)

Toda mãe, seja de primeira, segunda ou terceira viagem, tem algumas dificuldades para cuidar do seu bebê. É certo que todas buscam acertar para garantir que os seus pequenos cresçam com saúde. No entanto, como saber o que faz bem e o que faz mal para os bebês com tantas recomendações, conselhos e até mesmo

O Que é o Aerossol?

O Que é o Aerossol?(0)

O aerossol consiste em dois líquidos que são armazenados juntos numa mesma lata. Um dos conteúdos da lata é o produto em si que pode ser um desodorante, inseticida, creme de barbear etc e o outro conteúdo é o que chamamos de propelente. Uma substância que tem como função dar impulso para que a outra

Efeitos da Altitude no Corpo Humano

Efeitos da Altitude no Corpo Humano(0)

Você já deve ter ouvido falar sobre os efeitos da altitude no corpo humano, seja num jogo de futebol transmitido pela TV em que o narrador insiste que os atletas brasileiros estão correndo pelo menos por causa da altitude ou mesmo em algum documentário. Mas, afinal realmente existem esses efeitos e quais são eles? Desembarcar

A História da MTV No Brasil

A História da MTV No Brasil(0)

Provavelmente uma das redes de televisão que faz parte da vida de quase todo adolescente atualmente e fez parte da vida apenas alguns milhões de jovens e adultos espalhados por todo o mundo, a MTV conquistou milhões de telespectadores por onde é exibida e vem fazendo historia, que tal saber um pouco mais sobre a

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade