Magic Johnson: Um Grande Nome do Basquete

Nascido com o nome de  Earvin Johnson Jr. em 14 de agosto de 1959, em Lansing, no estado de Michigan, Magic Johnson foi um dos melhores jogadores de basquete da América por 12 anos. Aposentou-se do Lakers, em 1991, depois de revelar que tinha o vírus da Aids. Desde então, construiu um império de negócios, que inclui propriedades imobiliárias, franquias e cinemas.

História de Uma Vida

História de Uma Vida

Infância

De uma família grande, Johnson cresceu com nove irmãos e irmãs. Seu pai na fábrica da General Motors na cidade e sua mãe como inspetora de alunos na escola. Earving tinha uma grande paixão pelo basquete, e iria começar a praticar na Everett High School; chegava sempre meia hora antes da aula para jogar. Johnson ganhou o famoso apelido de “Magic”, depois que um jornalista esportivo testemunhou a marcação de 36 pontos, 16 rebotes e 16 assistências em um único jogo.

Mais Jovem

Mais Jovem

Paixão pelo Basquete

Johnson continuou a estudar na faculdade do Estado de Michigan, sendo um armador impressionante. Johnson se destacou durante seu primeiro ano de estudos, ajudando sua equipe a conquistar o título da conferência Big Ten.

No ano seguinte, ele desempenhou um papel importante no caminho de seu time até as finais da NCAA. Lá, eles se enfrentaram os Sycamores de Indiana. Em um dos mais famosos match-ups na história do basquetebol colegial, Johnson fez um grande duelo com a estrela do time de Indiana, Larry Bird.

O time de Johnson se sagrou campeão, e a rivalidade Johnson e Bird iria seguir os jogadores durante toda a sua carreira pela NBA: Johnson pelos Lakers de Los Angeles e Bird pelos Celtics de Boston.

Saindo da faculdade dois anos depois, Johnson foi chamadado pelo Los Angeles Lakers em 1979. Ele fez bem sua primeira temporada com a equipe, com média de 18 pontos, 7.7 rebotes e 7.3 assistências por jogo. Johnson ganhou da NBA o prêmio de Jogador Mais Valioso por seus esforços em levar o Lakers à vitória sobre o Philadelphia 76ers. A equipe tinha também jogadores fortes como Kareem Abdul-Jabbar, Jamaal Wilkes e Nixon Norm.

Imagem de Amostra do You Tube

Estrela da NBA

Durante sua terceira temporada com a equipe, o Lakers foi às finais da NBA novamente. Desta vez, eles foram derrotados pelo Philadelphia 76ers, mas Johnson teve desempenho suficiente para ganhar seu segundo prêmio de melhor jogador das finais.

Nas finais da NBA de 1984, Johnson voltou a encontrar seu rival Larry Bird, que havia assinado com o Boston Celtics. Este foi o primeiro de vários match-ups entre as duas equipes. O Celtics venceu o Lakers em um apertado quatro jogos a três para decidir o campeonato de 1984. O Lakers, porém, tirou o Celtics no ano seguinte das finais.

Johnson e sua equipe continuaram a ser uma das melhores equipes da NBA durante o resto da década de 1980. Nas finais de 1987, novamente o Lakers derrotou o Boston Celtics. Johnson recebeu o prêmio de MVP da NBA Finals pela terceira vez em sua carreira. Durante essa temporada, Johnson fez sua melhor marca pessoal em termos de média de pontos por jogo, com notáveis 23,9 pontos por partida.

Imagem de Amostra do You Tube

O Drama da AIDS

Em novembro de 1991, Johnson se aposentou do Lakers, após revelar que tinha contraído o vírus da AIDS, que acreditava ter sido através de contato sexual sem proteção. O diagnóstico de AIDS foi especialmente difícil para Johnson. Na época em que soube que tinha a doença, sua esposa estava grávida de seu primeiro filho. Tanto a sua esposa como o seu filho, Earvin III, acabaram não contraindo o HIV.

Na época, muitas pessoas pensavam que o vírus afetava sobretudo os homossexuais ou usuários de drogas intravenosas. Havia também muita confusão a respeito de como a doença poderia ser transmitida. A decisão de Johnson ir a público e falar da sua condição médica ajudou a aumentar a conscientização sobre a doença. Ele fundou a Magic Johnson Foundation para apoiar os esforços na pesquisa e programas de conscientização e prevenção da AIDS, no mesmo ano. Em 1992, escreveu o guia educativo Que Você Pode Fazer para Evitar a AIDS.

Implacável, Johnson jogou no verão de 1992 os Jogos Olímpicos de Barcelona na Espanha. Junto com Michael Jordan e Larry Bird, ele fazia parte do “Dream Team” norte-americano, que ganhou a medalha de ouro. Ele esperava retornar ao basquete profissional na próxima temporada, mas deixou esse plano depois de protestos de outros jogadores que estavam preocupados em competir contra um jogador infectado pelo vírus da AIDS.

Aposentadoria e Legado

Johnson explorou outras opções depois de deixar o basquete. Em 1992, ele escreveu seu último livro, Minha Vida. Johnson já havia escrito dois livros sobre si mesmo e o jogo, Mágicos em 1983, e Toque de Magia publicado em 1989. Magic Johnson também apareceu na televisão como comentarista esportivo. Durante a temporada de basquete de 1993-1994, Johnson foi treinar com o Lakers, mas não jogou. A partir daí então comprou uma pequena parte da equipe com a qual tinha tido grande sucesso.

Em 1996, encenando um retorno, Johnson voltou por alguns meses para o Lakers como jogador. Ele finalmente se aposentou neste mesmo ano, deixando para trás um legado impressionante. Durante sua carreira, Johnson marcou 17.707 pontos, fez 10.141 assistências, 6.559 rebotes e 1.824 roubadas de bola. Foi introduzido no Basketball Hall of Fame e nomeado um dos 50 maiores jogadores da história da NBA.

Assim como havia dominado o esporte, Johnson se tornou uma força poderosa no mundo dos negócios. Criou a Magic Johnson Enterprises, que tem uma variedade de ramos. Grande parte de seus esforços se concentrou no desenvolvimento de áreas urbanas, trazendo franquias de café da Starbucks e cinemas em comunidades carentes. Em 2008, ele compartilhou os seus segredos para o sucesso com o livro 32 maneiras de ser um campeão em Negócios.

Recentemente, Johnson se juntou com Larry Bird para escrever o livro, Quando o jogo era nosso, que explora a rivalidade, as suas experiências, e fatos deliciosos para o esporte que amam. Nesse mesmo ano, ele foi introduzido no Hall of Fame do Basketball Colegial.

Outros Artigos

Maiores Jogadores de Basquete da História

Maiores Jogadores de Basquete da História(0)

O basquete é um esporte que tem conquistado mais popularidade no Brasil e apesar de não ter tanto destaque quanto o futebol já possui muitos fãs. Se você está entre os apaixonados por esse esporte vai gostar de saber mais sobre os maiores jogadores da história. Todos esses jogadores tem em comum histórias de luta

O Maior Medalhista Olímpico do Brasil

O Maior Medalhista Olímpico do Brasil(0)

Robert Scheidt é atualmente o maior medalhista do Brasil, conquistando esse titulo na modalidade de velejador. Nascido em 15 de abril de 1973, em São Paulo, começou a velejar aos nove anos na Represa de Guarapiranga, em sua cidade natal, com um barco de presente de seu pai. Aos onze anos ganhou seu primeiro titulo

Brasileiros Na Liga Dos Campeões

Brasileiros Na Liga Dos Campeões(0)

O grande sonho dos jogadores de futebol é estar na liga dos campeões, a famosa UEFA “Union of European Football Associations”. Muitos dos jogadores chamados para irem jogar pelos times da UEFA são brasileiros, afinal somos os únicos pentacampeões do mundo. Mesmo que nossa seleção não ganhe copas a oito anos desde 2002, ainda somos

DC Shoes

DC Shoes(0)

A prática esportiva é sempre mais interessante quando realizada com o equipamento correto para se ter mais segurança. A marca DC Shoes é especializada em calçados para esportes radicais como, por exemplo, skate e snowboard, dentre outros. Além de calçados, a marca também trabalha com camisas, bonés, jeans e jaquetas. Uma das marcas mais importantes

Peyton Manning

Peyton Manning(0)

O jogador de futebol americano Peyton Williams Manning nasceu em Nova Orleans no dia 24 de março de 1975. A posição oficial de Peyton Manning é a de quarterback na National Football League. O início da carreira esportiva de Peyton aconteceu na Universidade do Tennessee e atualmente ele compõem o elenco do Indianapolis Colts da NFL. Manning é

leia mais

0 comentários

Enviar Comentário

Nome:
E-mail:
Site:
Comentário:

Links Patrocinados

Arquivo

Siga-nos!

Categorias mais Procuradas

© 2010-2021 Mega Artigos Todos os direitos reservados. Política de Privacidade